Cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

O Surgimento do Cristianismo

O cristianismo surgiu na Palestina, um território que foi dominado pelo Império Romano. Os descendentes dos Judeus viviam na Palestina, e esperavam pela vinda de um Messias, enviado por Deus.
Esse Messias veio, chamado de Jesus. Jesus, começou a pregar o culto e o amor a um único Deus, do qual se dizia ser filho. Recrutou seguidores, homens e mulheres, os quaispassaram a acreditar e a pensar do mesmo modo de Jesus.
Porém Jesus foi mal compreendido por certos grupos de pessoas, principalmente pelo grupo de governantes da província na qual vivia. Ele foi perseguido por soldados do governo, os quais o levaram para ser julgado pelo sacerdote da provínicia, que perguntou a ele se ele realmente era filho de Deus e rei dos Judeus, Jesus respondeu que sim, efoi acusado de blasfemar, ao se intitular Deus.
Em seguida, Jesus foi levado até Pôncio Pilatos, o qual era o governanate da provincía romana da Palestina. O governador o acusou de estar traindo Roma ao dizer-se rei.
Jesus foi zombado, flagelado e recebeu em sua cabeça uma coroa de espinhos. Pôncio Pilatos, colocou Jesus ao lado de um criminoso chamado de Barrabás, e ordenou que a multidão, queassistia a tudo, escolhesse qual merecia a liberdade. A povo clamou a morte de Jesus, portanto a liberdade de Barrabás.
Jesus foi crucificado, uma pena costumeira dos romanos, utilizada para criminosos. Jesus morreu na cruz, afirmando até o último instante, ser filho de Deus.
Porém, Jesus ressuscitou. Fazendo com que todos seus seguidores o adorassem ainda mais.

As Características Filosóficasdo Cristianismo
Podemos considerar três períodos que definem a concepção e filosofia do cristianismo:
1. Cristianismo primitivo: caracterizado por uma heterogeneidade de concepções;
2. Patrística: ocorrida no período entre os séculos II e VIII, com a transformação da nova religião em uma Igreja oficial doImpério Romano fundada por Constantino e a formação de um clero institucionalizado, e cujodoutrinário expoente foiSanto Agostinho;
3. Escolástica: a partir do século VIII e cujo expoente foi São Tomás de Aquino, que afirmou que fé e razão podem ser conciliadas, sendo a razão um meio de entender a fé.
A partir do protestantismo, é necessário fazer uma diferenciação entre a história e concepção da Igreja Católica e das diversas denominações evangélicas que se formaram.

O PensamentoCristão
O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. «Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.» (João 3:16)


Natureza de Deus para os Cristãos
Deus, no cristianismo, é o ser divino que criou e governa o mundo. Ele é manifesto em trêspersonalidades diferentes: Como Pai, como Filho e como Espírito. Ao Deus Trino crê-se em diferentes atributos entre eles o amor, o mais importante de todos (1 Jo 4,8 e manifesto assim por Paulo em 1 Co 13), a onipotência, a onisciência, a onipresença, a santidade, a Verdade (Jo 14:16), a justiça e a fidelidade.
A maioria dos cristãos acredita que Deus é espírito (João 4:24), incriado, onipotente eeterno. O criador e sustentador de todas as coisas, que resgata o mundo através de seu Filho, Jesus Cristo. Com este pano de fundo, a crença na divindade de Cristo e no Espírito Santo é expressa como a doutrina da Santíssima Trindade,1 que descreve uma única "substância"divina já existente como três pessoas distintas e inseparáveis: o Pai, o Filho (Jesus Cristo), e o Espírito Santo (I João 5:7) .De acordo com esta doutrina, Deus não está dividido, no sentido de que cada pessoa tem um terço de todo, mas antes, cada pessoa é considerada como sendo plenamente Deus (cf. Perichoresis). A distinção reside nas suas relações.

Fronteiras entre o Conhecimento e a Liberdade Humana no Cristianismo
Livre-arbítrio - Segundo os cristãos, é a condição que Deus dá ao homem para agir e ser livre, com...
tracking img