Cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 120 (29837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do cristianismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
CristianismoSantíssima Trindade[Expandir]Jesus Cristo[Expandir]Bíblia[Expandir]Teologia cristã[Expandir]Fundamentos[Expandir]História do cristianismo[Expandir]Denominação cristã[Expandir]Tópicos[Expandir]
Portal do Cristianismo |
A história do cristianismo é o estudo da religião iniciada por um profeta judeu de Nazaré chamadoJesus. O cristianismo se tornaria em uma das maiores religiões, afetando todas as outras fés e mudando o curso da história humana. Isso diz respeito principalmente a religião cristã e da Igreja, do sucessor de Jesus, Tiago, o Justo, até a era atual e as denominações. O cristianismo difere significativamente das outras religiões abraâmicas na afirmação de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Agrande maioria dos cristãos acreditam em um Deus trino formado por três pessoas unidas e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Ao longo de sua história, a religião tem resistido a cismas e a disputas teológicas que resultaram em muitas igrejas distintas. Os maiores ramos do Cristianismo são a Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa e as Igrejas protestantes.
O cristianismo começou a se espalharinicialmente a partir de Jerusalém, e depois em todo o Oriente Médio, acabando por se tornar a religião oficial da Armênia em 301, da Etiópia em 325, da Geórgia em 337, e depois a Igreja estatal do Império Romano em 380. Tornando-se comum em toda a Europa na Idade Média, ela se expandiu em todo o mundo durante a Era dos Descobrimentos.
Atualmente o cristianismo possuí cerca de 2,13 bilhões deadeptos, sendo a maior religião mundial[1][2] adotada por cerca de 33% da população do mundo.[3] É a religião predominante na Europa, América, Oceania e em grande parte de África e partes da Ásia.
Índice [esconder]  * 1 Cristianismo primitivo (33-325) * 1.1 Igreja Apostólica * 1.1.1 Crenças e credos dos cristãos primitivos * 1.2 Igreja pós-apostólica * 1.2.1Perseguições * 1.2.2 Estrutura e episcopado * 1.2.3 Primeiros escritos cristãos * 1.2.4 Início da arte * 1.2.5 Primeiras heresias * 1.2.6 Cânon bíblico * 2 Cristianismo na Antiguidade tardia (313-476) * 2.1 Estabelecimento da ortodoxia romana * 2.2 Concílios ecumênicos * 2.3 Cristianismo como religião oficial do Estado romano * 2.4 Nestorianismo edo Império Sassânida * 2.5 Miafisismo * 2.6 Igreja Gótica * 2.7 Monasticismo * 3 Início da Idade Média (476-799) * 3.1 Início do Papado Medieval * 3.2 Expansão Missionária Ocidental * 3.3 Iconoclastia Bizantina * 4 Alta Idade Média (800-1299) * 4.1 Renascença carolíngia * 4.2 Reforma Monástica * 4.2.1 Abadia de Cluny * 4.2.2 Abadia deCister * 4.3 Ordens mendicantes * 5 Referências * 6 Ver também * 7 Leitura adicional |
[editar] Cristianismo primitivo (33-325)
Ver artigo principal: Cristianismo primitivo
| Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas derodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes. | |

A crucificação de Jesus Cristo por Diego Velázquez. A morte e ressurreição de Jesus foi um dos fatos mais importantes para os primeiros anos do cristianismo.
Durante sua história, o cristianismo passou de uma obscura seita judaica do séculoI para uma religião existente em todo o mundo conhecido na Antiguidade.
Na Judeia, uma das províncias romanas no Oriente, facções políticas locais se digladiavam em fins do século I a.C. De um lado, a aristocracia e os sacerdotes judeus aceitavam a dominação romana, pois os primeiros obtinham vantagens comerciais e os segundos mantinham o monopólio da religião. Entre as várias seitas...
tracking img