Cristalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CENTRO DE CIÊNCIAS biológicas e da saúde
QUIMICA INDÚSTRIAL

CRISTALIZAÇÃO

MINERALOGIA

3º Semestre

Professor : Ademirval Sargi Ravelli

Londrina

2011

Como os minerais se formam

Os minerais são formados pelo processo de cristalização, ou seja, o crescimento de um sólido a partir de um material que apresenta uma determinada composição química. A cristalizaçãocomeça com cristais microscópicos (núcleos cristalinos), cujos limites são planos naturais que definem a superfície dos mesmos, chamados de faces cristalinas. Durante a cristalização os minerais crescem mantendo suas faces, enquanto houver espaço é líquido suficiente para o seu desenvolvimento. Grandes cristais, com faces bem definidas, formam-se quando o crescimento for lento e o espaço adequado,sem interferência de cristais vizinhos. Contudo, se o espaço para o crescimento for limitado ou a cristalização for muito rápida, as faces dos cristais poderão não se desenvolver formando, então, massas de partículas microcristalinas ou grãos. (NEVES; SHENATO; BACHI, p.25).

Os processos de cristalização envolvem a mudança da matéria de um estado físico para outro, ou seja, a cristalizaçãoé controlada, principalmente, por temperatura e pressão. Baixas temperaturas e altas pressões favorecem o estado sólido, enquanto que altas temperaturas e baixas pressões favorecem o estado gasoso. O estado líquido ocorre em limites intermediários entre essas condições. Assim, os componentes e os elementos existentes na Terra podem ocorrer em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, sendoa diferença entre elas o grau de ordenamento dos átomos constituintes. A água é um exemplo de composto que pode ocorrer nos três estados: água (líquido), gelo (sólido) e vapor (gasoso). Como todos os minerais, nas condições normais de temperatura e pressão, são sólidos (exceto o mercúrio), então a água somente na forma de gelo é considerada um mineral. Nos sólidos, os átomos estão arranjados emuma estrutura rígida, formando um padrão regular, que se repete em três dimensões, conhecido como retículo cristalino. (NEVES; SHENATO; BACHI, p.25, 26).

“Os minerais podem se formar de diferentes maneiras: a partir de soluções, de uma fusão (material rochoso fundido) ou mesmo de vapor.” (NEVES; SHENATO; BACHI, p. 26).

Cristalização a partir de soluções – quando a água de umasolução evapora lentamente, será alcançado um ponto de saturação em que a quantidade de líquido presente não consegue mais reter todo o sal em solução e este começará a precipitar, ou seja, parte do sal solúvel assumirá a forma sólida. Quanto mais lenta for à evaporação da água, mais bem formados e definidos serão os cristais. Na natureza a cristalização de substâncias, a partir de soluções aquosas,ocorre através da diminuição de temperatura e/ou da pressão do sistema. Um exemplo clássico deste processo é a cristalização de sais em depósitos evaporíticos. (NEVES; SHENATO; BACHI, p.26).

Cristalização a partir de uma fusão – a formação de cristais, quando a água congela, é um exemplo de cristalização. Quando a temperatura diminui suficientemente, a água não consegue mais permanecer naforma líquida e torna-se sólida, cristalizando na forma de gelo. As moléculas de água, que antes estavam desorganizadas e se moviam livremente, agora assumem posições fixas e se ordenam formando uma estrutura cristalina. Nos processos geológicos, a solidificação de um magma ou de uma lava representa este tipo de cristalização. Quando este material resfria, os vários íons presente na fusão sãoatraídos entre si, assim, as estruturas cristalinas dos diferentes minerais. (NEVES; SHENATO; BACHI, p.26, 27).

Cristalização a partir de vapor – o caso mais comum deste tipo de cristalização é a formação de flocos de neve, quando o ar, carregado de vapor, resfria bruscamente. Este fenômeno também pode ser visto na formação de cristais de enxofre, em torno das fumarolas vulcânicas, formados...
tracking img