Crisferrer

1878 palavras 8 páginas
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

RESUMO DA MATÉRIA

PONHA O LÍDER EM SEU LUGAR

No reality show Troca de Esposas, criado pelo canal de TV Fox, duas famílias, geralmente de classes sociais diferentes, fazem um intercâmbio de pai ou mãe por uma semana. A experiência em geral suscita conflitos de toda ordem – de estilos, valores, cultura, habilidades. Quando o líder original volta, costuma ser recebido com alívio pela organização familiar. Mas também traz uma série de aprendizados obtidos na dura rotina alheia.
Está aí uma ideia que poderia beneficiar algumas empresas. Imagine-se, por exemplo, o presidente da Natura, Alessandro Carlucci, em um estágio de um ou dois meses no posto do presidente da Ambev, João Castro Neves.
“Eu toparia, sim”, diz um bem-humorado Carlucci, para acrescentar com um leve sorriso: “mas sem filmagem”. Ele acha que teria o que aprender. Especialmente quanto à capacidade da Ambev de desenvolver líderes com qualidade, velocidade e consistência. “Ela compra empresas em todo o mundo e manda 20, 30 caras para comandá-las, e todos saem daqui”, afirma. “É uma máquina de desenvolvimento de líderes.”
E Castro Neves, o que diz? “Conceitualmente, toparia. Teria muito a aprender em coisas como administração da sustentabilidade”, afirma. “E eles têm um programa invejável, em que 30%, 40%, 50% das vendas vêm de novos produtos.” (A taxa é ainda maior. Em 2010, 61,4% das vendas vieram de produtos lançados nos dois anos anteriores, diz a Natura.) Castro Neves também elogia a imagem que a Natura consegue passar. Isso foi, inclusive, estudado pela Ambev para melhorar a percepção que o público tem dela.
– cujos três primeiros lugares são brasileiros: Unilever, Procter & Gamble e Dow.

“A Subsidiária Unilever é considerada uma fábrica de gestores “

A subsidiária brasileira da Unilever também tem premência de líderes. Como ocorre na Ambev, ela é uma fábrica de gestores para os negócios globais. Há 50 brasileiros mundo afora na alta

Relacionados