Crise Plausinilidade -resumo

7873 palavras 32 páginas
O FATO DA CRISE DE PLAUSIBILIDADE
Parece extemporâneo, depois de dois mil anos de história do Cristianismo, levantar o problema de sua plausibilidade. Ele já mostrou-a com a gigantesca civilização ocidental, impensável sem sua presença e marca indelével. No entanto, é precisamente essa simbiose com a civilização ocidental, em nítida crise, que se prolonga até as entranhas da identidade cristã. Na década de 70, P. Berger agitava a questão da plausibilidade da religião no mundo moderno. Perguntava- se pelo seu eco significativo na vida da sociedade e no coração do homem atual. Insistia no fato de que uma realidade se torna plausível à medida que ela encontra um lugar dentro das estruturas significativas do mundo social.
Assim, na perspectiva da sociologia do conhecimento, o Cristianismo gozará de maior ou menor plausibilidade à medida que as suas expressões de fé, o seu corpo cognitivo e valorativo encontrarem um suporte social. Não se trata aqui de discutir sobre a identidade abstrata do Cristianismo, a sua essência. Pois a tarefa de defini-la previamente torna-se inviável e teologicamente questionável.2 Está em questão a forma histórica do Cristianismo. Ela se expressa, ao longo desses dois mil anos, como um conjunto de teologia, instituições, liturgias, práticas, visão de mundo, rotinização do cotidiano, etc., que reclama sua origem da pessoa de Jesus, o Cristo, Messias, morto e ressuscitado. Se se quiser adotar uma linguagem mais em voga, apesar de sua imprecisão e de certa ambiguidade na transferência semântica, pode-se perguntar pela crise de plausibilidade do paradigma ocidental do Cristianismo. Na esteira de Th. Kuhn, esse termo vem sendo amplamente empregado também no campo teológico.4 Sem dúvida, quem o trabalhou brilhantemente foi H. Küng.
Em recente e monumental obra, ele distingue cinco paradigmas do Cristianismo ao longo dos dois milênios. Inicia o Cristianismo o seu percurso histórico com o paradigma apocalíptico-judaico antigo. Depois entra em

Relacionados