Crise na sociedade do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 745 (186233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFRRJ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE

TESE

CRISE DA SOCIEDADE DO TRABALHO: TEORIAS EM CONFLITO

MAURILIO LIMA BOTELHO

2009

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURAE SOCIEDADE

CRISE DA SOCIEDADE DO TRABALHO: TEORIAS EM CONFLITO

MAURILIO LIMA BOTELHO

Sob a Orientação do Professor Dr. Héctor Alberto Alimonda

Tese submetida à banca examinadora como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Rio de Janeiro, RJ Março de 2009
i

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DEJANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE

MAURILIO LIMA BOTELHO

Tese submetida à banca examinadora como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

TESE APROVADA EM __ / __ / 2009____________________________________________ Prof. Héctor Alberto Alimonda, Dr., CPDA/UFRRJ (Orientador)

____________________________________________ Prof. Roberto Moreira, Dr., CPDA/UFRRJ

____________________________________________ Profa. Roberta Maria Lobo da Silva, Dra., IM/UFRRJ

____________________________________________ Prof. Marildo Menegat, Dr., ESS/UFRJ

_________________________________________ Prof. RuyMoreira, Dr., Dep. Geografia/UFF

ii

AGRADECIMENTOS À CAPES e FAPERJ, por terem fornecido os meios materiais capazes de tornar esta reflexão possível. Ao professor Héctor Alimonda, pela orientação e diálogo sincero ao longo do doutorado. Aos professores do CPDA com quem pude debater nesses seis anos, que ampliaram meus horizontes e ofereceram sempre algo novo para refletir. Aos companheirosMarcos, Brito e André, por nosso enriquecimento conjunto. À Marcella, porque continua sendo a expressão da sensibilidade inaudita, o mistério da relação não-coercitiva e a demonstração de que há diálogo mesmo quando as palavras silenciam.

iii

RESUMO

BOTELHO, Maurilio Lima. Crise da sociedade do trabalho: teorias em conflito. Tese de Doutorado apresentada no Programa de Pós-graduação deCiências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - UFRRJ, Rio de Janeiro: 2009.

Há cerca de quarenta anos as teorias sociais têm apreendido as transformações no mundo do trabalho através de aparatos conceituais diversos, reconhecendo, a partir de perspectivas distintas e, por vezes, opostas , uma crise profunda na sociedade capitalista. Teorias da sociedade pós-industrial, de serviços,teses sobre a emergência de uma sociedade do tempo livre, “giro lingüístico”, crise da modernidade e crise estrutural do capital são algumas das expressões, desenvolvidas por uma série de autores, que tratam de um processo único, aqui identificado genericamente como a “crise da sociedade do trabalho”. A análise de alguns desses teóricos mais importantes (Jürgen Habermas, Claus Offe, André Gorz, RobertKurz e István Mészáros), o confronto de suas teses principais e a avaliação de suas contribuições é a proposta deste trabalho. Para a realização dessa reflexão sobre a “crise da sociedade do trabalho”, sobre o significado desta expressão, sobre o conceito de trabalho e sobre a abrangência dessa crise, faremos uma breve leitura inicial dos clássicos do pensamento social (Weber, Durkheim e Marx),responsáveis mesmo pela caracterização do capitalismo como uma “sociedade do trabalho”. Palavras chave: crise estrutural, modernidade, sociedade pós-industrial, teoria do valor.

iv

ABSTRACT

BOTELHO, Maurilio Lima. Crisis of work society: theories in conflict Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Rio de janeiro. Doctorate thesis presented in Programa de Pósgraduação de Ciências...
tracking img