Crise imbiliaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos da Crise Econômica Mundial nos BRIC

Dos países dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil foi o que mais tarde registrou os impactosda crise financeira internacional. No entanto, quando chegou, a crise provocou na indústria brasileira os maiores estragos entre os quatro paísesemergentes, de acordo com a Nota Econômica elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A Nota mostra que a produção industrial no Brasil caiu 20%no período de outubro a dezembro de 2008. A Rússia foi o país dos BRICs que teve a segunda maior queda na atividade industrial durante a crise. Deacordo com a Nota da CNI, o recuo foi de 17,7% entre outubro de 2008 e janeiro de 2009.
Nesse grupo de países emergentes, a indústria indiana foi a terceiraque absorveu os maiores impactos provocados pela crise – queda de 2,6%, entre maio de 2008 e março de 2009. A produção indiana teve um impacto menor emrelação ao Brasil e Rússia por dois motivos, segundo aponta a nota da CNI: baixa exposição da indústria local ao mercado externo e dinamismo do mercadointerno.
A indústria chinesa foi, entre as quatro, a que melhor passou pelo período mais crítico da crise. Entre julho e novembro de 2008, sofreu umaqueda de de 5,5%. A partir de então, e até março de 2009, registrou crescimento de 8,2% e atingiu níveis “sensivelmente superiores” aos patamares de julho de2008, o pico anterior da atividade industrial. A nota da CNI classifica essa trajetória da indústria chinesa de “claro movimento de recuperação”.
tracking img