Crise grécia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRISE DA GRÉCIA

A Grécia tem sua economia baseada na agricultura e no turismo, é um país com cerca de 11 milhões de habitantes. A crise pela qual vempassando foi ocasionada devido à dívida grega, pois a Grécia nas últimas décadas gastou muito mais do que podia, fazendo com que o país fizesse empréstimosaltíssimos, tendo como conseqüências o aumento da dívida e dos juros. Sua dívida esta em torno de 300 bilhões de euros, e as especulações sobre os problemasque vem enfrentando, afeta o mercado financeiro internacional que teme um efeito dominó entre os países pertencentes à União Européia como Portugal, Irlanda,Itália e Espanha que também enfrentam dificuldades para equilibrar suas contas.
Para tentar reverter esse quadro e receber ajuda da União Européia e doFMI o governo grego precisou propor medidas para cortar seus gastos, como congelar os salários do setor público, aumentar os impostos, aumentar o preço dagasolina, entre outros.
Essas medidas não agradaram a população o que tem ocasionado uma série de protestos no país, gerando um grande descontentamentonacional.
Com o pacote de medidas da União Européia e FMI, a Grécia poderá minimizar os danos e conseguir levantar a quantia para pagar suas dívidas. Para aUnião Européia os problemas de um país, no âmbito de união monetária é motivo de preocupação comum, pois a maior preocupação dos integrantes da União Européia éencontrar maneiras para a estabilização européia visando convencer os mercados de que o euro é uma moeda estável e que conseguirão se restabelecer em breve.
tracking img