Crise economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise econômica
Em 2008 o mundo capitalista conheceu uma séria crise financeira e econômica. Iniciada nos estados Unidos, em 2007, a crise foi analisada por analistas econômicos como de maiorgravidade desde a intensificação do processo de globalização a partir dos anos 1970.
As causas da crise estavam relacionadas à expressiva expansão dos financiamentos para a compra de imóveis nos EstadosUnidos, em razão dos juros baixos que o governo vinha mantendo desde o inicio do século. A forte valorização no preço dos imóveis estimulou os que tomavam financiamentos (mutuários) a refinanciar suasdividas, recebendo uma diferença em dinheiro, em geral utilizada para consumir bens, enquanto o nível de poupança caía acentuadamente. Diversos bancos criaram títulos que tinham como garantia osfinanciamentos para compra de imóveis (títulos garantidos com hipotecas). Investidores que adquiriram esses títulos emitiam por sua vez outros títulos que tinham como garantia os primeiros. Isso se espalhoupor todo o sistema financeiro.
Com o consumo em alta, a inflação aumentou. Para frear esse aumento, o governo norte- americano aumentou os juros, elevando as mensalidades dos imóveis. Assim,centenas de milhares de proprietários deixaram de pagar os financiamentos, os preços dos imóveis despencaram e os títulos se desvalorizaram acentuadamente.
Em decorrência, houve quebra de bancos, cortes deempregos, desvalorização de empresas e redução da oferta de crédito, afetando toda cadeia de consumo – com menos financiamentos para compra de bens, muitos consumidores ficaram sem recursos para acompra de mercadorias. Com a redução das vendas, muitas empresas ficaram com capacidade de produção ociosa e passaram a demitir; outras demitiam com o pretexto de se preparar para a crise. Com asdemissões, houve perda de renda dos assalariados e diminuição do consumo. Nessa situação, os que estão empregados preferem poupar, e com isso a crise se intensifica.
Em razão da forte integração entre as...
tracking img