Crise economica de 2008

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise econômica de 2008.
O mundo ainda é assombrado pela crise que explodiu em 2008. Seus efeitos perduram nos mercados internacionais, são sentidos com muita força. Economias tradicionais e mercados considerados sólidos sofreram reveses incalculáveis. A desestruturação em alguns casos é total.
Como se chegou a esse quadro? Que economia foi responsável por causar tantas dificuldades aosmercados globais?
A resposta a essa questão é ainda mais surpreendente. Toda a desestabilização teve inicio no centro da maior economia mundial – os Estados Unidos da America.
O que gerou essa crise? Como atingiu proporções tão avassaladoras? Quais as consequências? Como as demais economias mundiais reagiram à nova situação? 
A análise do contexto ajuda a encontra respostas a estas questões eentender o porquê a crise de 2008 é tão significativa.
A Economia Norte Americana.
A economia norte-americana tem forte influencia em diversas economias ao redor do mundo.  
Ainda que a História mostre que houve épocas de forte recessão, nada é comparada a Grande Depressão ocorrida em 1929. Neste período contraditório, o país vinha numa serie de avanços, eram responsáveis por quase ametade de toda produção mundial (44,85%). A interferência do estado na economia era quase nula, O que vigorava era o capitalismo liberal, sem intervenções. Mas devido à especulação financeira e a falta de órgão regulatório, as empresas inundaram o mercado com suas ações, supercapitalizando a indústria que muitas vezes tinham o dobro de seus ativos em ações na bolsa. Quando enfim percebeu-se o que issosignificava, as pessoas tentaram livrar-se dos papeis, o que gerou quedas constantes e a quebra da bolsa em 1929. A data ficou conhecida como quinta feira negra (24/10/1929).
A sequência foi recessão somada de deflação – quando se retira de circulação moeda ou dinheiro. Esse foi um período negro e devastador para a história mundial. Ainda que houvesse períodos de forte recessão em muitospaíses, nenhum chegou às proporções trágicas ocorridas em 1929.
Recessão Econômica 
Recessão é a quando ocorre queda ou algum tipo de restrição nas atividades de produção ou de comercio de um país. Fica-se com uma capacidade ociosa generalizada.
Diversos fatores podem causar uma recessão, mas a forma mais clara de observar que ela ocorre são quando vários setores da economia entram em declínio.Quando isso ocorre às empresas ficam mais cautelosas e deixam de fazer investimentos, reduzem à produção, os consumidores ficam mais prudentes e não compram. Quando o consumidor deixa de gastar a indústria deixa de produzir, não a ciclo na economia. Resultado – RECESSÃO.
A própria economia americana já passou por uma recessão recente em 2001, com efeitos que abalaram a economia: o consumo teveconsiderável queda e a produção também. O que levou a queda na geração de renda tendo como uma das consequências mais visíveis o aumento do desemprego. Isso remete a ideia de efeito dominó, de ciclo vicioso: “queda no consumo – queda na produção – consequências que afetam toda uma sociedade”.
Assim, com base neste breve contexto sobre a economia norte-americana, torna-se mais claro oentendimento dos perigos que a crise de 2008 traz em sua esteira.
A crise de 2008.
A crise de 2008 teve inicio no ano de 2001. Com o boom da bolha tecnológica das empresas “pontocom” seguidos dos efeitos trágicos causados pelos ataques de 11 de setembro do mesmo ano, o Banco Central Americano – Federal Reserve – deu inicio a uma serie de ações que visavam estimular a economia. 
Entre as medidas estavauma sequencia de cortes de juros. A taxa em junho de 2003 chegou a 1% e permaneceu assim por um ano. Os efeitos esperados eram impulsionar a economia, sair da recessão e voltar ao crescimento. 
Nesse ano de juros baixos, elevou-se o consumo e a circulação de credito. O mercado imobiliário, tão conhecido, apresentou um filão a ser explorado – os promissores empréstimos SUBPRIMES. 
Mercado...
tracking img