Crise economia mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: A crise na economia mundial


O problema da divida em países na zona do euro esta assustando o mundo, mas essa crise não é nova, é a mesma que teve no inicio de 2008 essa é só umanova fase.
As instituições financeiras emprestaram dinheiro demais para quem não podia pagar e isso levou a falência bancos e a intervenção governamental para evitar o colapso do sistemafinanceiro e uma recessão mais aguda.
Há quase dois anos que a divida soberana em países da União Européia, mas foi nos últimos meses que o problema veio á tona e se tornou um dos maiores desafios queo bloco já enfrentou desde a adoção do euro em 2002.
Países como Grécia, Portugal, Irlanda, Itália e Espanha sofrem os efeitos do endividamento descontrolado e buscam apoio financeiro na zonado euro e do Fundo Monetário Internacional mas para receber ajuda precisam adotar medidas da austeridade fiscal, que na prática, significa enxergar os gastos públicos, por meio de cortes de benefíciossociais e empregos e elevar a arrecadação por meio de impostos e essas medidas deprimem e geram descontentamento, greves e manifestações.
Já nos Estados Unidos, o déficit público que vinhacrescendo saiu de controle e isso criou a necessidade de elevar o limite de endividamento publico do país para evitar que fosse decretado um calote e para piorar os números do PIB americano apontam paradesaceleração da economia que também enfrenta altos riscos de desemprego.
A fragilidade do sistema financeiro na Europa e nos Estados Unidos continuam a tirar o sono dos investidores e osbancos sofreram com a exposição e hipotecas de alto risco.
Recentemente a OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) alertou para evidente desaceleração da atividade econômicaem praticamente todos os países, e o Brasil não esta imune e na avaliação do Banco Central brasileiro ``observa-se moderação do ritmo de atividade do País, mas ainda continuará sendo favorecida...
tracking img