Crise econômica 2008 e 2009

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Administração 1 – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Para: Luiz Mafra - Coordenador da disciplina
De:Roberto de Souza Pinto Junior
Assunto: AD 01 Exercício 04/06 (2,0 pontos) – O ambiente econômico e político influenciam fortemente as organizações. Por isso, os administradores precisam estar atentos aos fatores que podem alterar a rotina das organizações, sejam elas públicas ouprivadas. Para responder à esta atividade, você precisará fazer uma pesquisa nos principais jornais e revistas especializadas do país.
Prazo para entrega: (Semana 4 – prazo: 13/AGO/2012 a 19/AGO/2012)


EXERCÍCIO: No ano de 2008 e 2009 houve uma severa crise econômica que abalou vários países. Pesquise qual a origem desta crise e identifique seus principais efeitos no macroambiente e osimpactos que provocaram em sua empresa. Caso você não esteja inserido em nenhuma empresa, você poderá pesquisar em alguma outra organização que tenha acesso, pode ser de um conhecido, do seu bairro, etc.

A Grande Recessão, nome dado à Recessão Econômica declarada oficialmente no ano de 2008, é um derivado da crise financeira internacional lançada pela falência do tradicional banco de investimentoestadunidense Lehman Brothers. Em consequência sequencial, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo conhecido como "crise dos subprimes". A Crise do subprime é uma crise financeira desencadeada em 2006, a partir da quebra de instituições de crédito dos Estados Unidos, que concediam empréstimos hipotecários de alto risco, arrastando vários bancos para uma situação deinsolvência e repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo. Para descobrir sua real origem, é preciso retornar um puco mais no tempo, no ano de 2001, com o furo da “Bolha da Internet”. A bolha da Internet ou bolha das empresas “ponto com” foi uma bolha especulativa criada no final da década de 1990, caracterizada por uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia dainformação e comunicação (TIC) baseadas na Internet. Investidores de Alto Risco, investiram uma quantidade massissa de capital, motivados pela ideologia "Get Rich Quick" ("Fique rico depressa"), ignorando totalmente os preceitos básicos de economia, presumindo que, graças à Internet - a qual teria originado uma "Nova Economia" qualquer coisa poderia ser vendida online. Com o “estouro da bolha”, Osinvestidores foram orientados a direcionar seus investimentos para o setor imobiliário, que apresentava uma política de juros adotada, muito baixa e redução das despesas financeiras. Os intermediários financeiros, por sua vez, incitaram uma clientela cada vez maior a investir em Imóveis. Os Bancos financiavam inclusive Imóveis à parcela mais pobre, que possuia um poder de compra reduzido e limitado. OGoverno Norte-Americano garantia o investimento feito por estes Bancos, atraindo a atenção de bancos por todo o mundo, que passaram a emprestar dinheiro às imobiliárias, atraídos por esta segurança governamental. Estas Financeiras estavam autorizadas pelo Governo a captar empréstimos em qualquer lugar do mundo. Com a criação do sistema das hipotecas subprimes, empréstimos hipotecários de alto risco ede taxa variável concedidos às famílias "frágeis", ou seja, para os clientes apelidados de "ninja" (um pseudônimo para "sem renda, sem emprego e sem patrimônio"). Na realidade, eram financiamentos de casas, muitas vezes conjugados com a emissão de cartões de crédito, concedidos a famílias que os bancos sabiam de antemão não ter renda familiar suficiente para poder arcar com suas prestações.
Numpasso seguinte, os bancos (financeiras) que criaram essas hipotecas criaram derivativos negociáveis no mercado financeiro, instrumentos sofisticados para securitizá-las, isto é, transformá-las em títulos livremente negociáveis - por elas lastreados, ou seja, garantidos pelas financeiras que os emitiu - que passaram a ser vendidos para outros bancos, instituições financeiras, companhias de...
tracking img