Crise do estado moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE CIÊNCIA POLÍTICA (TGE)

CRISE DO ESTADO MODERNO

TURMA 2009/02 – NOTURNO

ACADÊMICO: ISMAEL BAZANELLA

CRISE DO ESTADO MODERNO

Os momentos de crise promovem areinvenção dos sistemas políticos. Com o advento da modernização novas realidades sociais, comerciais, financeiras e políticas surgiram, mostrando algumas contradições aos modelos apresentados na Idade Moderna eevidenciando algumas situações até então desconhecidas. Esse conjunto de constatações promove a atual crise do Estado Moderno.
Com o advento da modernidade, principalmente após arevolução industrial, surgem os novos sistemas comerciais, com algumas crises financeiras em meados do século XX, crises sóciais geradas pela exploração da mão-de-obra, superpopulação urbana, devido o êxodorural. Diante dessas circunstancias o Estado se modifica e passa a caracterizar uma crise conceitual caracterizada principalmente pelo enfraquecimento de sua maior expressão, a Soberania.
Comas novas realidades do Estado Moderno, o Estado passa a firmar acordos, alianças, regimentos com outros estados e instituições, enfraquecendo dessa forma sua autonomia por se sujeitar às regrasimpostas de fora.
A forma como opera o sistema do capitalismo financeiro força o Estado abrir espaço para interferência de grupos econômicos e investidores estrangeiros, mesmo sem teremqualquer vínculo com o Estado, eles aproveitam as brechas para infiltram-se no Estado através de representantes políticos para influenciarem e imporem suas próprias ideologias obrigando o Estado atuar deacordo com seus interesses.
O Estado também começa perder lugar para as ONGs. Na área social, cultural, educação, saúde, entre outros que antes eram setores de responsabilidades do Estado,hoje a realidade mostra-se diferente, pois devido às deficiências e carências constatadas, o Estado já não é mais o único a promover e manter esses segmentos. Sendo agora de responsabilidade...
tracking img