Crise de 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos considerar o capitalismo um regime que oficialmente foi implantado á partir de finais do século XVIII, após a "Era das Revoluções". Atravessou alguns momentos de angústia representada pela Iªguerra Mundial e a Revolução Russa de 1917. Mas, a crise de 29 responde pelo seu derradeiro teste de sobrevivência.O primeiro momento real de crise do capitalismo.
Do século XIX até início do séculoXX, a economia mundial tinha seu eixo de importância na Europa. Países como Inglaterra, França, Alemanha e outros comandavam as decisões econômicas, estabelecia estratégias financeiras, controlavamercados consumidores, monopolizava fontes de matérias primas, ditava preços e prazos. A libra esterlina era a moeda de troca internacional. Ali estava reunida a fortuna do mundo.
Mas, já no início doséculo XX, crises, conflitos e vaidades políticas prenunciavam tempestades no horizonte, nem sempre azul. Os países europeus, por não conseguirem conciliar interesses, acabam por se envolver numconfronto mundial que, praticamente, pôs fim a essa "Belle Époque".
O grande beneficiado foi os Estados Unidos. Já na virada do século, quando os ânimos entre os países europeus se acirraram, osamericanos do norte aproveitaram-se da situação para se infiltrarem nas regiões sul e central da América é, gradativamente, conquistar um certo predomínio econômico nessas regiões, conquistando mercados esubstituindo os europeus na exploração econômica da América latina.
Veio a guerra, e mais uma vez, vantagem para os Estados Unidos. Os países europeus em guerra voltaram sua produção para a indústriabélica, diminuindo a produção de bens de consumo geral. Produtos manufaturados americanos eram exportados em massa para o mercado europeu.
Em 1918, Terminada a guerra, novamente a presença americana éflagrante. Empréstimos e mais empréstimos são contratados pelos europeus visando à reconstrução dos países destruídos.
Esses fatores condicionaram aos EUA uma prosperidade sem precedentes. Um...
tracking img