Crise crimeia 1994

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande
FURG









Introdução aos Estudos Históricos
Trabalho referente à avaliação da disciplina




















Outubro 2012
Rio Grande – RS


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO – ICHI
CURSO HISTÓRIA BACHARELADO
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
DOCENTE ADRIANASENNA


O seguinte trabalho de avaliação da disciplina de estudos históricos tem como temática a pesquisa referente ao dia ou semana de nascimento do aluno junto a uma publicação periódica. Por motivos de interesse acerca da história do leste europeu, escolhi abordar um breve período de conflitos na Republica Autônoma da Criméia.
O trabalho estará divido de maneira cronológica, sendo como dataprincipal de abordagem o dia 22 de maio de 1994.

A Republica Autônoma da Criméia é uma península da Ucrânia situada na costa do Mar Negro, região leste do continente europeu. É caracterizada pela grande quantidade de pomares e vinhas e pelas boas condições de criação de gado bovino e de ovelhas. O litoral sul é marcado pelas excelentes condições de descanso, lazer e tratamento. Também sedestacam a mineração, a pesca e a produção de óleos. Possui uma série de edifícios da família imperial russa, como por exemplo, o Swallow's Nest Castle, e ainda alguns pitorescos gregos e medievais. Um total de 70% representa a quantidade russos presentes no país, os outros 30% ficam divididos entre os ucranianos e os tártaros da Criméia. Até o ano de 1954 foi governada pela República SocialistaFederada Soviética da Rússia, depois foi transferida para a República Socialista Soviética da Ucrânia. Somente em 1991 com a dissolução da União Soviética e com a conversão da Ucrânia para estado independente, foi que a Criméia deixou de ser parte da Rússia e passou a fazer parte da Ucrânia. Em maio de 1992 declarou independência, porém mais tarde voltou atrás na decisão e concordou em continuar fazendoparte da Ucrânia como Republica Autônoma.

No ano de 1994, a Criméia passou por um período de crises envolvendo uma disputa entre a Rússia e a Ucrânia. Em janeiro do mesmo aconteceram as eleições para presidência e a decisão se a Criméia ficaria independente, se unir-se-ia a Rússia ou permaneceria fazendo parte da Ucrânia. O candidato russo Iuri Mechkov venceu o primeiro turno declarando que sevencesse o segundo turno das eleições realizaria um plebiscito a respeito da integração da Criméia à Rússia, atitude que era temida pela população ucraniana. Durante sua campanha, Mechkov defendeu a idéia da Criméia voltar ao controle russo. Posteriormente remodelou seu comentário com a promessa de convocar um referendo para decidir o futuro da Criméia. O resultado foi o esperado, Mechkov venceuo segundo turno ao final de janeiro com a promessa de unir a Criméia à Rússia, e logo após fez sua primeira declaração a respeito da separação da península.
O vice-ministro das relações exteriores da Ucrânia, Boris Tarasiuk declarou que se a Rússia tentasse tirar vantagens da suposta separação da Criméia acarretaria o cancelamento do tratado firmado para o desmantelamento do arsenal nuclear daUcrânia, assinado então pela Rússia e os Estados Unidos. O presidente da Ucrânia Leonid Kravchuk fez reforço à declaração de Tarasiuk alegando que o tratado não poderia ser quebrado.
Em março Mechkov cumpriu o prometido e marcou um plebiscito sobre a autonomia da Criméia para o dia 27, evento que posteriormente foi anulado pelo presidente da Ucrânia. Kravchuk alegou que Mechkov desrespeitou aconstituição, pois o plebiscito aconteceria junto com a eleição parlamentar ucraniana.
Apesar da nulidade jurídica por parte de Kravchuk o plebiscito aconteceu e embora considerado informal, teve grande peso político. Maioria dos eleitores votou a favor dos ideais de Mechkov que como dito anteriormente defende a união da Criméia com a Rússia.
Em abril o clima começa esquentar e a Europa ocidental...
tracking img