Crise ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise ambiental
Houve um tempo em que o homem convivia com toda sorte de dificuldades para conseguir prover suas necessidades e sobreviver. Embora para muitos deles ainda hoje a realidade não se apresente muito diferente, parece claro que na atualidade as condições de vida de boa parte das pessoas são bem menos áridas tendo a luta pela sobrevivência deixado de ser uma aventura diária.
Aescalada da produção que tornou possível tal situação se encontra bem delimitada. Devido a uma série de fatores, foi no início da Idade Moderna que a civilização ocidental conseguiu equacionar as condições apropriadas para o grande salto. O grande crescimento do conhecimento e da produção econômica verificada a partir deste momento transformou a face do planeta e tornou realidade alguns sonhos antigosda humanidade.
Os últimos desdobramentos deste processo iniciado séculos atrás mostram que não existem limites para o crescimento do conhecimento e suas aplicações. O desenvolvimento da microeletrônica e dos  processos de informatização, a chamada III Revolução Industrial que assistimos atualmente em curso (como a popularização da internet e a automação de uma infinidade de processos propiciadapor esse avanço) são exemplos das suas possibilidades. Se o processo de aquisição de conhecimento parece não encontrar limites em si, para alguns esse já começou a se manifestar na própria base física do planeta, que precisou e ainda precisa sustentar uma grande demanda por seus insumos, impulsionada por uma radical transformação ocorrida nos modos de vida e padrão de consumo de seus habitantes.Essa pressão sobre os recursos naturais, realizada em uma escala nunca antes vista e num nível temerário para sua própria capacidade de regeneração é o que chamamos de crise ambiental.
O domínio sobre a natureza
A visão de domínio do homem sobre a natureza, vigente na atualidade, já teve oponentes bem mais fortes em outras épocas. Glacken (1986) mostra que é possível escrever uma história do homemdesde a Antiguidade de acordo com o entendimento que ele teve em relação à natureza no decorrer dos tempos; para este autor, o pensamento ocidental, desde essa época até o final do século XVIII, foi dominado por concepções de mundo que buscavam responder a três perguntas básicas:
· teria sido a Terra criada especificamente para a morada do homem, ou seja, feita exclusivamente com essepropósito?;
· teria sido possível que os climas, os relevos e a configuração dos continentes tenham influenciado a natureza moral e social dos indivíduos e, com isso, moldado o caráter e a natureza da cultura humana?;
· no decorrer de sua existência, como (ou quanto) a Terra terá se transformado, por meio da ação do homem, desde sua hipotética condição original?
Glacken mostra que desde os gregos antigosaté os tempos modernos foram dadas diversas tentativas de respostas a essas perguntas, de modo tão freqüente e contínuo que se pode estruturá-las em forma de idéias gerais que respondem às três questões mencionadas: i) a idéia do desígnio, de terra criada para o homem; ii) a da influência do meio ambiente, que molda as características do ser; e iii) a do homem como agente geográfico,respectivamente. As duas primeiras foram bastante discutidas na Antiguidade, a terceira, um pouco menos, embora estivesse presente em muitos argumentos que reconheciam o fato evidente de que os homens, por meio de suas artes, ciências e técnicas, haviam transformado o meio em que viviam.
Algumas conseqüências da transformação
A partir de tal momento, a velocidade das transformações ocorridas não cessou deaumentar. A forma de acumulação de conhecimento, as transformações no meio de produção, a departamentalização do saber; todos estes fatores encadeados fizeram com que se operasse uma profunda transformação na face da Terra.
Um momento crucial desta nova fase foi a eclosão da Revolução Industrial no século XVIII, que aumentou a produtividade do trabalho humano em proporções nunca antes vista; a...
tracking img