Crise ambiental e do capital: suas imbricadas relações de causa e efeito frente ao problema do aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise ambiental e do capital: suas imbricadas relações de causa e efeito frente ao problema do aquecimento global
Taís Soares do Nascimento, 224-B

Sabemos que qualquer atividade humanaresulta em alterações ambientais e consumo de recursos naturais, isso ocorre intensamente aqui no planeta terra. Bem, além do aumento da temperatura do planeta, relatórios e pesquisas apontam uma série deconseqüências das ações do homem sobre o meio ambiente, tais como: ameaças da biodiversidade e aceleração da extinção de espécies, esgotamento de reservas de água, elevação do nível dos oceanos eetc.

Logo após a Revolução Industrial, há mais de 200 anos, quando o capitalismo ganhou força perante a sociedade e quando a natureza passa a ser vista como grande reservatório de matéria prima,nossas atividades econômicas são baseadas na queima de combustíveis fosseis. Várias atividades como: a energia que consumimos para gerar eletricidade, para nos locomovermos em viagens de carro, aviãoou navio e para mover a atividade manufatureira contribui uma acelerada intervenção na natureza, trazendo assim inúmeros problemas, onde o mais comentado e considerado maior e mais catastrófico é oaquecimento global. Todas essas atividades são realizadas mais intensamente em países desenvolvidos, como por exemplo, os Estados Unidos e Japão, que apresentam elevada produção de gases estufa percapita, principalmente por causa do uso de automóveis e da elevada industrialização.

Dados indicam que se os impactos ambientais continuarem nos níveis atuais, a temperatura média do planetadeve subir mais de 2° C até 2100, o que traria conseqüências desastrosas ao meio ambiente. “A questão ecológica mostra a incapacidade de um sistema social de produção e de consumo de manter suas formase ritmos de crescimento sem acabar destruindo as próprias criações de sua reprodução”. Para evitas essas consequências teriam que diminuir o uso de combustíveis fósseis e ampliar o uso de energias...
tracking img