Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





APS – Criptografia



Ciência da computação (CC)
E
Sistemas de Informação (SI)





Nome: Raul de Oliveira Ramos RA: B1702F-2

Nome: Thiago Barollo RA: A9586B-1

Nome: Leandro Aparecido Fogaça da Silva RA: T860EG-3

Nome: Alan Souza Lopes da Silva RA: B157FC-7

Nome: Tiago Soares de Souza RA: B1028B-8

Nome: Roger de Moura RA: A99GDH-9




Índice

3 – Objetivosdo Trabalho

4 – Introdução

7 – Conceitos

11 – Técnicas criptográficas mais utilizadas

16 – Dissertação

21 – Relatório com linhas de código

24 – Programa em funcionamento

25 - Bibliografia

































Objetivo

O objetivo deste trabalho é apresentar os aspectos e conceitos mais importantes em relação a Criptografia, como surgiu, sua evolução, a importância ,ostipos de chaves (simétrica e assimétrica), suas variedades de técnicas que podem ser utilizadas, os benefícios da criptografia ,as vantagens e desvantagens e seus quatro objetivos e com isso explicar evolução da criptografia desde o tempo antigos até hoje em dia .





































Introdução

Os termos “kryptós” e “gráphein” que são de origem grega significam “oculto” e“escrever” estas palavras deram origem ao termo criptografia.

Por muitos anos, a comunicação foi um instrumento vital para que reis e rainhas governassem seus países e generais comandassem seus exércitos. Porém, caso essas mensagens fossem interceptadas, poderiam revelar informações e segredos preciosos aos rivais. Devido essa ameaça de interceptação, surgiram as técnicas de mascaramento demensagens, através de códigos e cifras. Em contrapartida, surgiram os decifradores de códigos, que utilizavam métodos para invocar palavras e frases que tivessem significado nessas mensagens codificadas. A batalha entre os codificadores e decifradores é secular e está em constante evolução. Os codificadores buscam criar códigos cada vez mais fortes enquanto os decifradores tornam seus métodos cada vezmais eficazes, ambos utilizando a matemática e diversas outras disciplinas e tecnologias.

Na nossa Era da Informação e Internet, criptografia tem um papel central porque viabiliza comunicação segura. Mais até: não teríamos uma Era da Informação se criptografia não fosse de uso dominado por qualquer cidadão, simplesmente porque o mundo comercial não entraria nessa onda de trocar informação(e fazer negócios) por redes abertas se não houvesse um meio de garantir confidencialidade.

O primeiro lugar onde alguém antenado pensaria em usar criptografia é na guerra, para comunicar estratégia de movimentação a tropas distantes, espionagem, etc. Se o inimigo intercepta essa comunicação, principalmente sem o primeiro saber, ganha a guerra. Por isso quem primeiro estudou técnicas decriptografia foram os militares, governos e instituições de pesquisas secretas. Focavam em duas coisas: como criptografar melhor e como descriptografar as mensagens do inimigo (criptoanálise).

O primeiro uso documentado da criptografia foi em torno de 1900 a.C, no Egito, quando um escriba usou hieróglifos fora do padrão numa inscrição.

Os primeiros métodos criptográficos existentesusavam apenas um algoritmo de codificação. Assim, bastava que o receptor da informação conhecesse esse algoritmo para poder extraí-lo. No entanto, se um intruso tivesse posse deste algoritmo, também poderia efetuar um processo de decifragem, caso capturasse os dados criptografados.

A criptografia trata-se de um conjunto de conceitos e técnicas que visa codificar uma informação de forma quesomente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando que intrusos consigam interpretá-la. Para isso, uma série de técnicas é utilizada e muitas outras surgem com o passar do tempo.

A criptografia é um ramo especializado da teoria da informação com bastantes contribuições de outros campos da matemática, a criptografia de hoje é formada pelos estudos dos algoritmos criptográficos que...
tracking img