Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramentas de Segurança

Nome do Aluno



N.º
N.º
N.º

Controle de Atividades Práticas dos Serviços WEB - Criptologia

1. Introdução
Esta atividade deverá ser realizada por uma equipe composta de no máximo dois alunos. O trabalho consiste em responder às questões apresentadas nos itens 2 e 3, consistindoo item 2 de questões teóricas e o 3 de práticas. Para elaborar as respostas à parte prática é necessário utilizar o software apresentado (Cryptool).

A idéia deste trabalho foi baseada parcialmente no material fornecido em conjunto com o livro “Cryptography and Network Security: Principles and Practices“, de Williams Stallings, publicado pela editora Prentice Hall e citado como uma dasreferências sugeridas do curso. Também foram adaptadas questões elaboradas pela professora Joseana Macêdo Fechine, da Universidade Federal de Campina Grande.


2. Questões Teóricas

2.1. Quais os serviços que devem ser oferecidos a partir do uso da Criptografia? Explique ilustrando, através de uma situação real, o uso desses serviços.

2.2. Considere um sistema de comunicação e descreva como épossível implementar nesse sistema utilizando a criptografia:
integridade + autenticação;
integridade + sigilo;
sigilo + integridade + autenticação.

2.3. Um especialista em segurança computacional afirmou que, sem integridade, nenhum sistema pode prover confidencialidade.Você concorda? Justifique a sua resposta.

2.4. Pesquise e Identifique os seguintes tipos de ataque:
• Ataque de textocifrado (cyphertext-only);
• Ataque de texto conhecido (known-plaintext);
• Ataque adaptativo do texto escolhido (adaptative-choosen-plaintext);
• Ataque do texto cifrado escolhido (choosen-cyphertext);
• Ataque de chave escolhida (choosen-key).

2.5. Ilustre exemplos, no mínimo três, de problemas que não são evitados apenas com o uso da criptografia ou com protocolos seguros.





3.Questões Práticas

3.1. Introdução
Uma das grandes dificuldades no ensino da criptologia é a distância entre os conceitos teóricos e sua prática. De fato, os conceitos abstratos da disciplina são difíceis de serem comparados com os da vida “real”, onde a prática facilita e estimula a aprendizagem.
O entendimento sobre o funcionamento e a aplicação prática dos algoritmos criptográficos podeser aprofundado pela “visualização dos conceitos em ação” – observar e executar o processo de cifragem e decifragem de mensagens, observando as entradas e saídas, bem como seus pontos fracos por meio da criptoanálise.
Uma forma de se efetuar este ensino é por meio de ferramentas de aprendizagem que simulem o funcionamento de aplicações reais. Neste trabalho, será utilizada uma ferramenta para acriptografia, conhecida como “Cryptool”.Esta aplicação tem a grande vantagem de sumarizar a grande maioria dos protocolos e conceitos em uso em uma única ferramenta, facilitando a aplicação dos conceitos.

3.2 O Cryptool

A ferramenta a ser utilizada na parte prática é o software Cryptool, gratuito e eleborado especificamente para uso didático. Sua origem remonta a 1998, quando foi criadopara ser utilizado em treinamento em um banco. Em 2000 passou a ser gratuito e em 2003 de código aberto. Esta aplicação tem ganho diversos prêmios por seu uso em atividades de ensino.
Para executar o Cryptool neste trabalho será necessário apenas um computador com suporte ao software (Windows) e permissão do usuário para instalá-lo. Para isto acesse o sítio http://www.cryptool.org , faça odownload e o instale em seu computador.


3.1. Cifras Clássicas

Para a execução das questões a seguir, obtenha da Internet 3 textos quaisquer relativamente longos (cada um com, no mínimo, 5000 letras ou mais) em PORTUGUÊS de fontes gratuitas. Cite as fontes (endereços) dos textos escolhidos.


3.1.1 Compute a frequência das letras dos textos utilizando o cryptool para cada um dos...
tracking img