Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criptografia
Criptografia, "Cripto" vem do grego kryptós e significa oculto, envolto, escondido. A criptografia está presente na vida do ser humano desde a antiguidade. O homem sempre teve anecessidade de ocultar informações de modo a proteger vantagem estratégica na busca de um objetivo, podendo ser esse militar, político ou até mesmo de produção. É a ciência de escrever mensagens que ninguémdeveria poder ler, exceto o remetente e o destinatário. A criptoanálise é a ciência de "quebrar" o método utilizado, decifrar e ler estas mensagens cifradas.
Hoje em dia a criptografia voltou a sermuito utilizada devido à evolução dos meios de comunicação, à facilidade de acesso a estes meios e ao volume muito grande de mensagens enviadas. Telefone fixo e celular, fax, e-mail, etc. sãoamplamente utilizados e nem sempre os usuários querem que o conteúdo seja público. Devido a isto, a criptografia evoluiu muito nos últimos tempos.
Cifras e Códigos
A cifra é um par de algoritmos, os quaiscifram e decifram um texto. A operação do algoritmo costuma ter como parâmetro uma chave. Tal parâmetro costuma ser secreto(conhecido somente pelos comunicantes) para a cifra do algoritmo.Historicamente, as cifras foram comumente usadas diretamente para cifragem e decifragem, sem demais parâmetros adicionais. Na linguagem não-técnica, um Código secreto é o mesmo que uma cifra. Porém, na linguagemespecializada, os dois conceitos são distintos. Um código funciona no nível do significado, normalmente pela substituição simples de palavras ou frases. Uma cifra, ao contrário, trabalha no nível dossímbolos (letras, grupos de letras ou, atualmente, bits).
Objetivos da criptografia
A criptografia tem quatro objetivos principais:
* Confidencialidade da mensagem: só o destinatário autorizadodeve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada.
* Integridade da mensagem: o destinatário deverá ser capaz de determinar se a mensagem foi alterada durante a transmissão....
tracking img