Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCLUSÃO
Ao pesquisarmos sobre a criptografia chegamos à conclusão que esta é uma ciência na qual se estuda códigos “cifras”. È a arte de transmitir mensagem através de símbolos palavras ounúmeros, afim de que somente o emissor e o destinatário consigam decifrá-la.
De acordo com OLGIN e GROENWALD:

A Criptografia já estava presente nos sinais da escrita de antigas civilizações, como a dosegípcios. Os romanos utilizavam códigos secretos para estabelecerem planos de batalha. Após a Segunda Guerra Mundial, com a criação dos computadores, o uso das cifras, prosperou-se ainda mais.

Aodecorrer da História foram criadas, mecanismos de codificação, denominados códigos, cifras e senhas para manter o segredo das mensagens a serem enviadas. SINGH apud OLGIN e GROENWALD
O citaleespartano e a Cifra de Cesar são exemplos antigos de Criptografar, O citale consiste em um bastao de madeira e uma tira de couro, cujo se escrevia a mensagem em todo o comprimento deste, a tira era enviada epara decodifica-la era necessario que o receptor tivesse um citale da mesma medida do que foi ultilizado pelo emissor. A Cifra de Cesar era formada substituindo cada letra da mensagem original a trêscasas á frente domesmo alfabeto.
Atualmente existem varios meios de criptografar entre elas a mais simples a Cifra de Hill, fazendo parte da algebra linear, essa criptografia tem por finalidadeenviar textos atraves da ultilização de chaves e numeros, tranformando uma mesagem em uma matriz, com a ultilização de uma tabela em que cada número corresponda a uma letra, para decodificar era precisosaber a sua inversa e a tabela correspondente. Este modo de criptografar a qual estuda este artigo, é um metodo muito antigo e facil de ser codificada e decifra-la, pois a matriz é uma cienciaensinada aos estudantes do Ensino Médio, como tambem aos universitarios ligados a area das exatas. Assim esses estuandes poderiam decifra-la, sem muita dificuldade.
Mais recentemente foram criadas...
tracking img