Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* Objetivo do trabalho
O objetivo desse trabalho é:
Informar conceitos básicos da criptografia, de modo claro
e facilitado com ilustrações e exemplos.
O trabalho aborda o tema de forma conceitualmente ampla
Com ênfase em assinaturas digitais (conceitos básicos, algumas descobertas de vunerabilidades por pesquisadores da área,
e um exemplo de um sistema de criptografia em PHP.

*Introdução
A história da criptologia é um passeio no campo da criatividade humana. A criptologia foi usada por governantes e pelo povo, em épocas de guerra e em épocas de paz. Faz parte da história humana porque sempre houve fórmulas secretas, informações confidenciais e interesses os mais diversos que não deveriam cair no domínio público ou na mão de inimigos.
Desde quandoexiste a criptologia? Quais as pessoas famosas que gostavam de criptologia? Quais as pessoas que ficaram famosas com a criptologia? Quem usava criptologia?
Dê uma olhada na linha do tempo. Tem muita coisa interessante. Não se esqueça de que as guerras e a necessidade de manter ou conquistar novos territórios sempre foram "vitaminas" para a Criptologia. E guerra e disputa é o que nunca faltou nahistória da humanidade!
* ÉPOCAS DA HISTÓRIA
É comum se dividir a História em fases, épocas e períodos seguindo os mais variados critérios. Um deles é dividir a História em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, porém esta é uma sistematização arbitrária.
Para Toynbee, é possível encontrar unidades mais simples dentro do vasto complexo de personalidades e fatos sociais quese sucedem sem solução de continuidade. São as sociedades e, num sentido mais amplo, as civilizações que ditam a História. Haveria 21 civilizações, distintas das culturas primitivas de curta duração, das quais ainda hoje cinco sobrevivem.
Já que o critério é arbitrário, vamos fazer o nosso: analisaremos o período antes de Cristo, depois com a Idade Média e finalmente com as histórias recente eatual.
* ANTES DE CRISTO ou CRIPTOLOGIA NA ANTIGUIDADE
O período antes de Cristo até o ano de 476 é conhecido como ANTIGUIDADE ou IDADE ANTIGA. Abrange as civilizações dos assírios, egípcios, hebreus, hititas, persas e outros, que viveram nas vizinhanças do mar Mediterrâneo, com o modo de produção asiático. As culturas das antigas Grécia e Roma, às vezes chamadas de civilizações clássicas, sãotambém consideradas parte da Antiguidade, com o modo de produção escravista.
Os antigos babilônios foram grandes matemáticos e se interessavam pela astronomia. Até hoje usamos seu método de divisão por 60 na contagem do tempo em segundos e minutos. Nosso calendário provém do que era usado pelos egípcios e que depois foi modificado pelos romanos. Ainda hoje as obras de cientistas gregos, comoEuclides, Arquimedes e Aristóteles, são consultadas.
Ignora-se quando e quem inventou o primeiro alfabeto, mas é certo que veio de uma das culturas antigas. Os fenícios, ao que tudo indica, o teriam difundido pelo mundo mediterrâneo.
E daí? Já existia criptologia na Idade Antiga? Como ciência oficializada, a resposta é não. Como aplicação prática, sim!
IDADE MÉDIA ou CRIPTOLOGIA MEDIEVALClassicamente, a Idade Média vai de 476, data da queda do Império Romano, até 1453, data da queda de Constantinopla. Do início da idade média até Carlos Magno, que funda o Santo Império Romano, católico e feudal, há um longo período de transição.
A Idade Média é marcada pelas migrações e invasões bárbaras, a expansão do islamismo, a fundação do império de Carlos Magno, a organização feudal, a Cavalaria eas Ordens Militares, as Cruzadas, a organização da Igreja Católica e o prestígio temporal dos papas, heresias e Inquisição, a formação das monarquias feudais e o início das monarquias modernas do Ocidente, a luta entre o Império e o papado, a guerra dos Cem anos, a Magna Charta Libertatum, documento fundamental das liberdades modernas, o Cisma do Ocidente, a formação das monarquias da Europa...
tracking img