Criptografia aes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

Marcus Vinícius Viana Santos B34637-0

Atividade Prática Supervisionada - APS

SÃO PAULO
2012
Marcus Vinícius Viana Santos B34637-0

Atividades Práticas Supervisionadas - APS

Trabalho apresentado ao curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista - Tatuapé, como aproveitamento parcial da disciplina APS.

Docente: Profº Hélio

SÃO PAULO
2012Sumário

Objetivo 4
Introdução 5
Criptografia, seus conceitos e usos: 6
- História 6
- Chave Simétrica 6
- Chave Assimétrica 6
- Cifras e Códigos 7
- Certificado digital 8
-Alguns algoritmos e sistemas criptográficos 8
- Algoritmos assimétricos ou de chave pública 8
- Algoritmos simétricos 9

Técnicas mais conhecidas eutilizadas atualmente. 9
- DES 9
- 3DES 9
- Blowfish 10
- AES 256bits 11
-Desenvolvimento 11
-Descrição de Cifra 11
(Estruturação) 12
Dissertação 15
Elaboração do programa de criptografia (linguagem C) 18
Bibliográfia 00

Objetivo

Por meio deste trabalho de pesquisa, através de fontes de informaçõesesclarecerei alguns conceitos de criptografia e seus usos, aplicações e técnicas mais utilizadas atualmente como o AES, a exploração da técnica de AES na rede mundial de computadores abrange também a estruturação, conceitos e fundamentos. Os benefícios que ela impõe sobre as outras técnicas de criptografia, mostrando as principais aplicações dela usada e claro outros pontos como vulnerabilidade efalhas nela encontrada e o que pode ou esta sendo feito para corrigi-la.
Com base nessas pesquisas um relatório será elaborado e também o uso de uma técnica para a apresentação será escrito neste trabalho para efetuar a codificação e decodificação de qualquer mensagem, crifada ou não.

Introdução

A palavra criptografia tem origem grega (kriptos = escondido, oculto e grifo = grafia) e define aarte ou ciência de escrever em cifras ou em códigos, utilizando um conjunto de técnicas que torna uma mensagem incompreensível, chamada comumente de texto cifrado, através de um processo chamado cifragem, permitindo que apenas o destinatário desejado consiga decodificar e ler a mensagem com clareza, no processo inverso, a decifragem.
Consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto decálculos. O arquivo cifrado (ou encriptado) torna-se incompreensível até que seja desencriptado. Os cálculos usados para encriptar ou desencriptar o arquivo são chamados de chaves. Apenas alguém que tenha a chave poderá ler o arquivo criptografado.
Existem basicamente dois sistemas de uso de chaves. No primeiro são usadas chaves simétricas, onde as duas partes possuem a mesma chave, usada tantopara encriptar quanto para desencriptar os arquivos. No segundo sistema temos o uso de duas chaves diferentes, chamadas de chave pública e chave privada. A chave pública serve apenas para encriptar os dados e pode ser livremente distribuída, a chave privada por sua vez é a que permite desencriptar os dados.
Neste sistema o usuário A, interessado em enviar um arquivo para o usuário B encriptaria oarquivo utilizando a chave pública do usuário B, distribuída livremente, e ao receber o arquivo o usuário B utilizaria sua chave privada, que é secreta para desencriptar o arquivo e ter acesso a ele. Ninguém mais além do usuário B poderia ter acesso ao arquivo, nem mesmo o usuário A que o encriptou.
Existem vários níveis de criptografia e inclusive sistemas que utilizam vários níveis,encriptando várias vezes o mesmo arquivo utilizando chaves diferentes. Em geral, quanto mais complexo, for o sistema, mais seguro.

Criptografia, seus conceitos e usos:
- História
Desde a antigüidade o homem teve grande interesse em enviar mensagens protegidas por códigos. São inúmeros os relatos de criptografia entre os egípcios, gregos e romanos em técnicas tanto inteligentes quanto criativas que...
tracking img