Criogenia

Páginas: 4 (813 palavras) Publicado: 10 de março de 2015
 TRATAMENTO CRIOGÊNICO

Engenharia Mecatônica


Resumo. Este trabalho tem como objetivo explicar o processo do tratamento criogênico, oefeito que este tratamento tem nos aços e as áreas de aplicações na indústria.


1. INTRODUÇÃO

O processo de tratamento criogênico usa temperaturas extremamente baixas, ou criogênicas, para tratar ereforçar os metais. É geralmente utilizado para normalizar ou eliminar tensões residuais em uma peça de trabalho de metal que foi soldada ou tratada termicamente. As temperaturas empregadas notratamento criogênico são superiores a -196°C. O tratamento de metais nestas temperaturas extremas geralmente resulta em uma peça de trabalho que é mais durável menos propensa à fissuras e mais fácil deser usinada como uma peça acabada. O método criogênico é usado em muitas indústrias, mas é mais comum na fabricação de peças automotivas, peças fundidas e muitos tipos de ferramentas de corte.
Quandouma peça de metal é soldada, o calor faz com que o metal se expanda na área em torno da solda. Conforme a peça esfria, contrai-se de forma desigual, deixando para trás as tensões residuais epotenciais pontos fracos. O mesmo é verdade para o tratamento térmico e outros processos que induzem altas temperaturas no metal. As temperaturas extremamente frias empregadas no tratamento criogênico aliviamestas tensões e eliminam os pontos fracos na peça através da contração uniforme, alterando o grão da liga. Práticas comuns de tratamento criogênico incluem rebarbação criogênica e endurecimentocriogênico. Rebarbação é o processo de remoção de arestas através da usinagem, que se acumulam quando uma parte é fundida ou forjada. Na rebarbação criogênica, uma peça de trabalho é geralmente arrefecidacom nitrogênio líquido a temperaturas criogênicas, facilitando a remoção de arestas, uma vez que eles são difíceis de usinar à temperatura ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO

O material é submetido a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criogenia
  • Criogenia
  • criogenia
  • Criogenia
  • criogenia
  • Criogenia
  • criogenia
  • criogenia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!