Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Criminologia

Direito Penal: O principal ponto de contato da criminologia com o direito penal está no fato de que este delimita o campo de estudo da criminologia, na medida em quetipifica (define juridicamente) a conduta delituosa; O direito penal é sancional por excelência; Ele caracteriza os delitos e, através de normas rígidas, prescreve penas que objetivamlevar os indivíduos a evitar essas condutas.

Direito Processual Penal: A Criminologia fornece os elementos necessários para que se estipule o adequado tratamento do réu no âmbitojurisdicional. Também indica qual a personalidade e o contexto social do acusado e do crime, auxiliando os juristas para que a sentença seja mais justa. A criminologia pesquisa a eficáciadas normas do Direito Penal, bem como estuda e desenvolve métodos de prevenção e ressocialização do criminoso.

Direito Penitenciário: Os dados criminológicos são importantes no DireitoPenitenciário para permitir o correto e eficaz tratamento e ressocialização do apenado. A Criminologia ajuda a tornar a pena mais humana, buscando o objetivo de punir sem castigar.Psicologia Criminal: É a ciência que demonstra a dimensão individual do ato criminoso, estuda a personalidade do criminoso, orientando a Criminologia.

Psiquiatria Criminal: É ramo dosaber que identifica as diversas patologias que afetam o criminoso e envolve o estudo da sanidade mental.

Antropologia Criminal: Abrange o fenômeno criminológico em sua dimensãoholística, ou seja, biopsicosocial. É o estudo do homem na sua história, em sua totalidade (homem como fator presente no todo).

Sociologia Criminal: demonstra que a personalidadecrimininosa é resultante de influências psicológicas e do meio social.

Ciências Biológicas: fornecem os elementos naturais e orgânicos que influenciam ou determinam a conduta do criminoso.
tracking img