Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de filosofia Jurídica. Pág: 490
A)- Em que consiste o conteúdo principal do tema em questão? (Apresente uma síntese do pensamento do Autor indicado acima, não será aceita outra fonte depesquisa).
A importância da linguagem no direito é fundamental, pois é através do seu uso que se em prime o verdadeiro e o falso, o justo e o injusto, o poder e o não poder. Sem o domínio da linguagem,o sistema jurídico ficaria a mercê da obscuridade, da incongruência com o real, e a aplicação da lei restaria duvidosa, estranha ao fim social a que se destina. A palavra, mesmo usada da formacorreta, gera, muitas vezes, interpretações distintas, pelo fato da linguagem normativa não apresentar significados unívocos. Interpretar é descobrir o sentido de determinada norma jurídica ao aplicá-la aocaso concreto. A vacuidade, ambiguidade do texto, imperfeição, falta da terminologia técnica, má redação, obrigam o operador do direito, a todo instante, interpretar a norma jurídica visando aencontrar o seu real significado, antes de aplicá-la a caso sub judice. Mas não é só isso. A letra da lei permanece, mas seu sentido deve, sempre, adaptar-se às mudanças que o progresso e a evolução culturaldo vocábulo imputam à sociedade. Interpretar é, portanto, explicar, esclarecer, dar o verdadeiro significado do vocábulo, extrair da norma tudo o que nela se contém, revelando seu sentido apropriadopara a vida real e conducente a uma decisão.
B)- Qual o aspecto relevante o tema apresenta para a formação profissional do futuro operador do Direito?
O tema traz o discente para as realidades que sepretendem regular através do direito. Isso permeia o ensino de todas as demais disciplinas jurídicas, porque representa, em verdade, um novo olhar, o novo enfoque que há de ser necessariamente dado,para que o aluno (o futuro profissional) saiba exatamente compreender as noções de causa e consequência, que traspassam o formalismo legalista, por vezes dissociado da realidade que se busca...
tracking img