Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE CRIMINÓGENA
- Nas palavras de GIORGIO DEL VECCHIO: "o crime não é simplesmente um fato individual pelo qual deve responder, de modo exclusivo, seu autor, para repará-lo; é também - e precisamente nas formas mais graves e constantes - um fato social que revela desequilíbrios na estrutura da sociedade onde se produz. Em conseqüência, suscita problemas muito além da pena e da reparaçãodevidas pelo criminoso".

- Um senhor visivelmente descontente com a escolinha onde deixava o seu filho por algumas horas teve a grata felicidade de reparar que o garotinho de três anos estava adquirindo hábitos nocivos, os quais deixavam a mostra o fracasso do estabelecimento escolar na complementação da sua educação social. Preocupado, o pai retirou o garoto da escola. A criança ficará aoscuidados de uma babá analfabeta. O pai e a mãe trabalham na área industrial para garantir o sustento da família. Quando saem de madrugada a criança está dormindo e quando voltam a noite criança já está dormindo. O que podemos esperar dessa criança na sua formação social?

- Por outro lado, um pesquisador conviveu com uma família de miseráveis da periferia. Observou que a família era desajustada,desagregada e carenciada. Mãe analfabeta, pai morto por policiais por ter furtado uma garrafa de cachaça e um quilo de feijão, duas tias, uma de 12 anos e 13 anos, ambas grávidas, as quais não sabiam quem era os respectivos pais. No local, mais três crianças (sobrinhos) órfãos e dois primos adultos viciados em entorpecentes. O pesquisador viu apenas miséria, alimentação precária, promiscuidade namísera moradia de 22 m2, desemprego e subemprego. Perspectivas de futuro? ZERO.

- O descrito acima é apenas uma pontinha do iceberg. A situação social, moral e ética das famílias de classe média e pobres vêem se deteriorando a passos largos nas últimas décadas por contingência do modelo de vida criado pelo atual sistema capitalista predatório e altamente concentrador de rendas.

- Com oenfraquecimento gradativo do núcleo familiar, que em tempos passados conseguia proporcionar bons costumes e impunha limites para os jovens, o atual modelo está a produzir uma sociedade altamente criminógena, desumanizada, predadora do meio ambiente e de si mesma. As conseqüências já não estão mais no quadro da ficção. Basta ler o noticiário policial diário; observar os miseráveis agrupados nos semáforosdas grandes cidades, onde a maioria são crianças; ver o fracasso do sistema educacional e da saúde gerenciado por letrados chefes de governos; ver as toneladas de lixo devastando o meio ambiente e empurrando para a extinção milhares de espécies vivas do planeta; ver a falta de saneamento vergonhosa generalizada nas cidades que produz todo o tipo de doenças e contaminação do lençol freático; ver asfavelas carenciadas sem a presença do Estado. Todos esses fatores e muitos outros são causas que estão a fomentar a criminalidade e podem colocar em cheque o nosso curto período democrático.

- As autoridades, grande parte demagogas e corruptas, estão mais preocupadas com os efeitos purulentos produzidos pelo modelo capitalista segregador que mantém em muitos países formas sutis deescravagismo. Elaboram leis e mais leis penais, ampliam a punição e as multas. Modernizam as cadeias para o empilhamento de seres humanos, nas quais esses excluídos jamais serão ressocializados, pois muitos os consideram uma espécie de subprodutos de uma sociedade capitalista moderna. Falam que está na hora de elaborar um novo código penal. Alguns defendem abertamente a pena de morte e outros a prisãoperpétua. As autoridades não atinam, ou não querem atinar, que em outros países com um ordenamento jurídico altamente severo, incluindo a cadeira elétrica, injeção letal e prisão perpétua sem chance de liberdade condicional; não conseguem debelar o aumento da criminalidade. Não atinam que nesses países de primeiro mundo a maioria dos condenados são latinos americanos, pretos e asiáticos. Só nos EUA...
tracking img