Criminologia aplicada à segurança pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Criminologia Aplicada à Segurança Pública

Dissertação

A procura por melhores níveis de segurança, não pode se respaldar apenas nas formas tradicionais de atuação repressiva. A busca desoluções pacíficas para o crime e o medo do crime passa pela abertura de novos campos de ações, idéias, estudos e pesquisas, dos quais a Arquitetura Contra o Crime é um excelente exemplo.
Esta teoriasugere um definição entre os limites do espaço público e privado, através da arquitetura ambiental, como forma de prevenção do crime e do medo do crime. O espaço urbano das cidades contém algumaspeculiaridades, que por algumas ocasiões, facilitam ou levam à prática de delitos. Constituir as posições de tal influência na criminalidade é um tema de essencial importância para os órgãos de segurança, bemcomo para todos os demais setores da sociedade.
O modelo ocupa-se essencialmente da redução das oportunidades para o delito, centrando-se nos fatores ambientais, ao mesmo tempo em que incorpora aparticipação de vários atores da sociedade (públicos ou privados) para alcançar seus objetivos (MOYANO, 2007).
AMARO (2006), dá a seguinte definição da Prevenção do Crime Através da ArquiteturaAmbiental : “Conjunto de ações e medidas  com o objetivo de diminuir a probabilidade de ocorrência de delitos e aumentar a sensação de segurança, através de intervenções no desenho urbano.“
Verifica-seassim que a Arquitetura Contra o Crime é também uma estratégia de Polícia Comunitária, pois esta sugere a resolução preventiva de problemas que geram insegurança, enquanto ainda é possível e mais fácilevitá-los sem prejuízo para o organização social.
Há alguns anos, a sociedade brasileira vem tentando (re)construir suas instituições públicas, orientando-as à efetivação dos princípios democráticos degarantias dos direitos do cidadão. A chamada Constituição Cidadã afirma que a segurança pública é um dever do Estado e uma responsabilidade de todos. Tal referência tem sido muitas vezes, mal...
tracking img