Criminalidade violenta em mg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criminalidade Violenta em Minas Gerais
(1986-1997)

Termo de outorga e aceitação de auxílio à pesquisa que entre si celebram a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro, para a realização do Projeto A Organização Policial e ò Combate à Criminalidade Violenta, em 04 de setembro de 1997.

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS Itamar Franco SECRETÁRIO DE ESTADODO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL Manoel da Silva Costa Júnior FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO PRESIDENTE João Batista Rezende CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E M ADMINISTRAÇÃO Maria de Fátima Cunha CENTRO DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES Álvaro Ramalho Júnior CENTRO DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS Benjamin Alves Rabello Filho CENTRO DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS Carlos Roberto Rodrigues CENTRO DE ESTUDOSMUNICIPAIS E METROPOLITANOS Felipe Erasmo Cabral ESCOLA DE GOVERNO Ricardo Carneiro

Criminalidade violenta em Minas Gerais (1986-1997) / Coordenação de Luís Flávio Sapori. - Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Centro de Estudos Econômicos e Sociais, 2000. p. 150

1. Criminalidade - Minas Gerais. 2. Violência -Minas Gerais. I, Sapori, Luís Flávio, coord. II Fundação João Pinheiro, Centro deEstudos Econômicos e Sociais, ed. CDU: 343.9 (815.1)

A

MT

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO
G o v e r n o de M i n a s G e r a i s

CK?

Criminalidade Violenta em Minas Gerais
(1986-1997)

Belo Horizonte Fevereiro de 2000

Mod 7003

F.J.P. - BIBLIOTECA

N A O

i;ANifoiI Elaboração: Pundacaii Pinheiro < l Centro de Estudos econômicos e Sociais (Cl i S)
P O L U Í A
P M M < JOÃO I P ),

Quando consideramos as taxas de roubo à mão armada nos municípios por faixas de população, observamos por um lado que a incidência deste tipo de crime violento está associada ao tamanho da população. Conforme gráfico 5.30. as taxas de roubo à mão armada aumentam à medida em que se ascende na escala populacional. Por outro lado, o crescimento mais acentuado das taxas também se verificou nosgrupos de municípios mais populosos, especialmente naqueles com população acima de 100 mil habitantes.

96

A

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO
G o v e r n o de M i n as Gerais

GRAFICO 5.30: TAXA DF ROCRO \ MÃO ARMADA POR 100 \ I I I . HABITANTES POR FAIXA DF POPl FACÃO - MINAS GERAIS-1987- 1997

Quando analisamos o aumento da incidência do roubo à mão armada sob a perspectiva espacial podemosvisualizar com mais nitidez que este tipo de crime violento vem se concentrando em algumas regiões do Estado. Conforme mapas 5.5 a 5.7. constata-se que o número de municípios com taxas superiores a 25.8 ocorrências por 100 mil habitantes aumentou de modo considerável no período analisado. Além disso, este contingente de municípios com as maiores taxas vem se concentrando no triangulo mineiro, naregião central e no sul do estado de Minas Gerais.

97

MAPA 5.5: TAXA CORRIGIDA DK ROI BOS À MÃO ARMADA, MINAS GERAIS - 1987

Ionic

D a d o s b á s i c o s : P o l í c i a Militar d e M i n a s ( ¡erais (laboração

(l'MMíii

1

u n d a c ã o J o ã o l ' i i i l i c i r o ( I-JIM. C e n t r o d e l . s t u d o s l i c o n õ i i u c o s e S o c i a i s

(CEES);

MAPA 5.6: TAXACORRIGIDA DE ROUBOS À MÃO ARMADA. MINAS GERAIS - 1991

Fonte: Dadca básicos: PoUcta Milhar de Mínts Gerais (PMMG) l laborai,ã: l-undacau íoío Pinheiro 11JIM. Centro de Estados Bcooõrnicuse Socnús (ÇEES).

MAPA 5.7: TAXA CORRIGIDA DE ROL BOS A M AO ARMADA, MINAS GERAIS - 1997

I

unte: Dados básicos Polícia Militai de M i u u s Gerais l PMMt '> < llabníavãn: Fundaçio Joio Pinheiro (FJP).,Centro de Estudos Econoinicos e Sociais (CEES).

FUNDAÇÃO JOÀO PINHEIRO
G o v e r n o de M i n a s G e r a i s

5.6 Roubo de veículo e roubo de veículo a mão armada Em Minas Gerais, durante os anos de 1991 a 1997, foram registrados 3.571 casos de roubo de veículo e roubo de veículo a mão armada. As taxas oscilaram, mostrando que só houve um crescimento de 1991 a 1994. Em 97, as taxas...
tracking img