Crime e castigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crime e Castigo
Fiódor Dostoiévski
A história começa num certo dia de julho, em São Petersburgo. Um jovem pobre, ex-estudante, chamado Rodion Romanych Raskolnikov (também conhecido como Rodya), sai de seu apartamento bastante preocupado com alguma coisa. Ele vai até o apartamento de Alyona Ivanovna, uma agiota, onde ele tenta tomar uma decisão sobre o problema que o incomoda tanto.
Ele tinhapenhorado alguma coisa com esta mulher no mês anterior, e agora empenha um velho relógio por muito menos do que ele esperava. Ele observa cuidadosamente o ambiente e os movimentos da mulher, e se despede depois de mencionar algo sobre voltar mais tarde para um novo negócio.
Atormentado, ele vaga pelas ruas e entra numa taverna, pensando que se sentirá melhor após comer e beber alguma coisa. Eleencontra Semion Zakharovich Marmeladov, um militar aposentado que está bastante bêbado. Marmeladov conta a história da sua vida para Raskolnikov, incluindo sua exigente esposa Katerina Ivanovna, seus três filhos pequenos e sua filha mais velha, Sonya, que teve que se prostituir para conseguir dinheiro para a família. Marmeladov tinha conseguido uma posição recentemente mas a tinha perdido quase deimediato devido ao seu alcoolismo. Ele tinha saído de casa há cinco dias, tendo roubado o dinheiro do seu salário e gasto tudo em bebida.
Marmeladov pede a Raskolnikov para levá-lo para casa. Rodion o ajuda e presencia Katerina Ivanovna atacar seu marido e arrastá-lo pelos cabelos. Ela expulsa Raskolnikov, supondo que ele seja um companheiro de bebedeiras do seu marido. Ao sair, ele discretamentedeixa um punhado de moedas no peitoril da janela. Após ir embora, ele lamenta seu ato, mas não pode voltar para pegar o dinheiro.
No dia seguinte, ele desperta ainda se sentindo cansado. Natasya, a criada da senhoria, entra trazendo um pouco de chá para ele, bem como os restos do jantar da véspera. Como ele estava com o aluguel atrasado, a senhoria tinha parado de enviar o jantar para ele.Natasya também diz que ele tinha recebido uma carta. Agitado, ele faz com que ela a traga e ordena que ela saia do quarto para que ele possa lê-la
A carta é da sua mãe, Pulcheria Alexandrovna, e fala basicamente a respeito da sua irmã Avdotya Romanovna, também chamada de Dunya. Ela estava trabalhando como governanta na casa da família Svidrigailov, mas, ao notar que o marido se sentia atraído porela, a esposa, Marfa Petrovna, tinha demitido-a, achando que ela estava provocando o interesse do patrão. Além disso, ela espalhou boatos maldosos sobre Dunya pela cidade, arruinando sua reputação. No entanto, Svidrigailov tinha dado provas da pureza e inocência de Dunya. Convencida do seu erro, Marfa Petrovna se arrependera e tinha tentado restaurar a reputação de Dunya de forma quase cômica. Alémdisso, ela tinha apresentado Dunya a um parente seu, Pyotr Petrovich Luzhin, o qual se tinha interessado por ela. A carta concluía dizendo que Luzhin, Dunya e Pulcheria chegariam em breve a São Petersburgo e gostariam muito de encontrar Rodion.
Rodya sai para caminhar e pensar. Embora sua mãe tenha colocado um tom positivo em todos os acontecimentos, Rodya tinha concluído que Luzhin não ama Dunyae não é digno dela; por sua vez, Dunya estava consciente disso, mas tinha resolvido se casar com ele para melhorar as condições de vida da família. Desgostoso e irritado, Rodya recusa-se a aceitar esse auto-sacrifício; mas depois de resolver interromper este relacionamento, ele se indaga se ele tem o direito de se intrometer.
Raskolnikov percebe que ele estava automaticamente se encaminhando paraa casa de Dmitri Prokofych Razumikhin, seu único amigo da universidade. Ele decide que irá ver Razumikhin no dia seguinte "àquilo", isto é, o ato que o preocupa. Ele perambula sem destino e acaba adormecido no lado da rua. Ele sonha que estava assistindo um bando de camponeses espancarem um velho pangaré, até que o pobre cavalo cai e morre.
Ele acorda assustado e se sente profundamente feliz...
tracking img