Crime e castigo x nina a liberdade o que é esclarecimento? o existencialismo é um humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.Antônio Raposo Tavares

Crime e Castigo X Nina
A Liberdade
O Que é Esclarecimento?
O Existencialismo É Um Humanismo

Crime e Castigo X Nina
No livro havia o personagem Rodion no filme a Nina os dois ficam muito perturbados após cometer um assassinato.O estudante mata uma velha agiota para tentar mudar a condição de pobreza em que vive, principalmente depois de receber uma carta da mãeque relatava que a irmã,iria se casar e, com isso,ele seria beneficiado, pois no futuro, trabalharia com o cunhado. Essa carta foi um dos fatos principais além da fome e humilhações para que ele tomasse a decisão de matar a velha agiota e acabar matando a irmã da velha que aparece logo após o primeiro assassinato.
Nina também comete um homicídio. Ela vivia com Dona Eulália uma, senhora mesquinhaque alugava um quarto a ela.Ela,movida pela fome, falta de dinheiro e pelas humilhações que sofria mata a mulher.
O jovem Rodion mata suas duas vitimas a machadadas, enquanto Nina, usa um saco plástico para matar Eulália, porém, no momento do assassinato o diretor do filme faz uso de animações para ilustrar a cena.O escritor Lourenço Mutarelli, exibe a cena das machadas contada por Dostoieviskem seu livro, ilustra o assassinato pensado por Dhalia e ainda dá uma terceira opção de como o filme poderia ter ocorrido.
Os personagens do livro e do filme todos eles são muito parecidos.como no filme e no livro haviam prostitutas no livro havia uma cena que Raskolnikov vê o estado de torpor de uma menina em um banco de rua e preocupa-se com um homem que está acerca da garota. Tenta protege-la eainda dá a ela o único dinheiro que tem.Ja no filme uma mulher é agredida por um motorista de táxi, numa das ruas do centro de são Paulo Nina se depara com a cena e resolve intervir a favor da mulher,dá o dinheiro que usaria para pagar Dona Eulália ao motorista, que no mesmo momento vai embora e deixa a prostituta em paz.Haviam os pintores no livro há a cena que no momento em que o estudantecomete seus crimes há dois pintores trabalhando no andar de baixo,no momento em que esses dois personagens são descritos eles estão cantando, alegres por já estarem no final de seu expediente;eles são os primeiros acusados pelo crime.Ja no filme dois pintores estão trabalhando em um apartamento no mesmo andar ao que Nina mata Eulália,Eles comem sanduíches, cantam, pintam um ao outro e forjam uma brigapelo corredor do prédio;Ao final da cena saem abraçados como se nada tivesse acontecido.

O Que é Esclarecimento?
Immanuel Kant
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade auto-imposta. Menoridade é ser incapaz de usar seu próprio entendimento sem qualquer guia. Esta menoridade é auto-imposta na indecisão e falta de coragem de usar seu próprio pensamento. Preguiça e covardia são asrazões de a maior parte da humanidade.
É muito confortável seguir a opinião de alguém do que criar a sua própria opinião que pode até gerar conflito e se manter numa zona de conforto sem gerar impacto com sua opinião. Se eu tenho um livro que pensa por mim, um pastor que age como se fosse minha consciência, um físico que prescreve a minha dieta e assim sucessivamente, não tenho então necessidade deempenhar-me por conta própria.
Na verdade, não é tão ruim assim. Afinal, depois de tropeçar um pouco, todos aprendem a andar. Entretanto, alguns tropeços intimidam e geralmente desencorajam todas as novas tentativas. Assim, mesmo que esteja já amadurecido, o indivíduo é desde o início incapaz de usar seu entendimento por conta própria porque nunca se permitiu tentar fazer isso.
Oesclarecimento requer nada além do que liberdade e o mais puro de tudo isso é a liberdade de fazer uso público da razão em qualquer assunto. Por outro lado, o uso privado da razão frequentemente pode ser restrito, mas isso não necessariamente retarda o processo de esclarecimento. Nós encontramos restrições à liberdade em todo lugar. Mas o uso público da razão deve ser livre todo o tempo e somente isso pode...
tracking img