Crime organizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 – CRIME ORGANIZADO ..............................................................................3

1.1 - Objetivo.....................................................................................................3

2 - RESULTADOS............................................................................................3

3 - CONSIDERAÇÕESFINAIS........................................................................5

4 - BIBLIOGRAFIA............................................................................................6













1 – CRIME ORGANIZADO

1.1 – OBJETIVO

Este trabalho visa mostrar como o crime tem se organizado cada vez mais, além de se munir com armamentos modernos, e infelizmente tem mostrado eficiência, pois opoder público não tem conseguido coibir as ações desses grupos criminosos que causa pânico à população. O crime organizado é mantido, principalmente pelo tráfico de drogas, sequestros e assaltos à bancos entre outras ações criminosas.
2 - RESULTADOS

Um dos problemas mais afligente do Brasil de hoje é sem sombras de dúvidas, a questão da segurança pública que deixa a desejar aos anseios dapopulação, pois em todos os lugares a violência e a criminalidade crescem em proporções imensuráveis e de maneira incontrolável pelo poder público.

O crescimento do crime organizado não se deve apenas ao envolvimento com o narcotráfico, mas principalmente por causa das questões sociais e omissão do estado. Os bairros periféricos geralmente se encontram sem os serviços públicos comopavimentação, iluminação pública, água tratada, saneamento, segurança e educação. Com isso, muitos jovens que residem nesses bairros não têm estudo, nem qualificação e nem perspectiva, e encontra no tráfico o único meio de retirar o seu sustento e de sua família, isso tem ocorrido constantemente nos grandes centros urbanos de todo país.

Esse processo aflora a realidade de países subdesenvolvidoscapitalistas que possui uma disparidade econômica provocada pela concentração desigual da renda.
Na atual fase de globalização, o crime organizado não respeita mais as fronteiras nacionais. Poderosas organizações criminosas mantêm “filiais” em diversas partes do mundo, assim como as multinacionais , utilizam as novas tecnologias da informação para controlar os seus negócios.

Hoje, asorganizações criminosas atuam no tráfico de drogas, exploração da prostituição e do jogo ilegal, sequestro, escravidão e cobrança de taxas de proteção. Mas atua também em negócios “limpos” como mercado financeiro, construindo hotéis e centros de lazer e financiando campanhas políticas em vários países.

O combate ao crime ficou muito mais difícil, pois o dinheiro ganho de forma ilegal passa , viainternet, de um país para o outro e a rede de produção e consumo de drogas abrange praticamente o mundo todo.

Outro problema está relacionado com o poder dessas organizações: as fortunas conseguidas com o narcotráfico financiam outros tipos de atividades ilegais como corrupção, extorsão, roubos a banco e compra de armas cada vez mais potentes.

A geógrafa Félix (2002) aponta que asregiões com maior desenvolvimento econômico onde se encontram as maiores aglomerações populacionais, sobretudo migrantes que buscam emprego e melhores condições para o sustento, dotam a vida de um caráter anônimo, desestruturando mecanismos de controle social informal.

O rápido crescimento das taxas de crime observado nas últimas décadas tem despertado o interesse de diversas ciências que selançam na busca de uma melhor compreensão desse multifacetado fenômeno. Este crescimento é agravado pelo aumento do nível de concentração espacial, sobretudo a partir do fenômeno da metropolização, apresentando, ainda, forte correlação com outras características espaciais e, também, com a configuração de diferentes parcelas do território das cidades (Guidugli, 1985).

O espaço urbano das...
tracking img