Crie um logotipo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO PROJETO DE FINAL DE CURSO

IMPLANTAÇÃO DA REDE DE TELEFONIA IP PARA ENLACE DE BAIXA VELOCIDADE

por

MANUEL RIBEIRO PALHARES NETO

Recife, Maio de 2010.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

IMPLANTAÇÃO DA REDE DE TELEFONIA IP PARA ENLACE DE BAIXA VELOCIDADE
por

MANUELRIBEIRO PALHARES NETO

Projeto apresentado ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Pernambuco como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Engenheiro Eletricista. ORIENTADOR: PEDRO ALCÂNTARA NETO, M.Sc.

Recife, Maio de 2010. © Manuel Ribeiro Palhares Neto, 2010.

Dedico este trabalho à minha mãe e minhas irmãs.

AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a meus familiares eamigos, que direta e indiretamente colaboraram para a realização deste trabalho. Agradeço a Escola Politécnica com todos os seus funcionários e docentes por contribuírem para a construção do conhecimento científico. Aos meus colegas da turma de Engenharia, pela acolhida e por terem contribuído para um descontraído ambiente de estudo que, por conseguinte, resultou na minha motivação para conclusão docurso. Aos meus companheiros de trabalho da Intelig Telecom, que possibilitaram um rico aprendizado na área de telecomunicações e contribuíram diretamente para minha formação acadêmica.

“O engenheiro pensa o mundo justo, mundo que nenhum véu encobre (João Cabral de Melo Neto)”

Resumo da Monografia apresentada ao curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica de Pernambuco.

IMPLANTAÇÃO DAREDE DE TELEFONIA IP PARA ENLACE DE BAIXA VELOCIDADE

Manuel Ribeiro Palhares Neto
Maio/2010

Orientador: Pedro Alcântara Neto, M.Sc. Área de concentração: Telefonia. Palavras-chave: VOIP, Qualidade de Serviço, Telefonia. Número de Páginas:42 A tecnologia VoIP (Voice Over IP) é caracterizada pelo uso da voz sobre o protocolo IP a qual faz a convergência entre a Internet e a telefonia para levaro tráfego de voz até as redes de dados das empresas. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de voz analógicos em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela Internet. Infelizmente, as facilidade e o baixo custo da utilização das redes baseadas em IP para a transmissão de voz são acompanhadas pela falta de políticas de qualidade, o que geralmente causa dificuldades para aimplantação do serviço VoIP, como por exemplo, os atrasos fim-a-fim, flutuações de tráfego na rede (jitter), perda de pacotes e largura de banda. Devido a este contexto de problematização da falta de qualidade de serviços no tráfego de informações utilizadas em redes IP é que se torna justificável a elaboração de um trabalho para se estabelecer políticas de Qualidade de Serviço para que os recursos de umarede sejam utilizados de maneira eficaz pelos seus usuários. O estabelecimento dessas políticas de QoS nada mais é do que um conjunto de técnicas que venham a prover prioridades ao tráfego de serviços específicos, tentando dar confiabilidade e qualidade a estes serviços, como por exemplo as filas de prioridade. Com base nesse estudo, este trabalho visa utilizar a tecnologia VoIP na rede do HotelArmação e assim a empresa usufruir de todas as vantagens.

Abstract of Dissertation presented to UPE.

IMPLANTATION OF IP TELEPHONY NETWORK FOR LOW LINK

Manuel Ribeiro Palhares Neto
May/2010

Advisor: Pedro Alcântara Neto, M.Sc. Area of concentration: Telephony. Keywords: VOIP, Quality of Service, Telephony. Number of Pages:42 The VoIP technology (Voice Over IP) is characterized by the use of thevoice on protocol IP which makes the convergence between the Internet and the telephony to the same take the voice traffic until the nets of data of the. The concept is simple and consists of converting the analogical packages of voice into digital packages and to make them to pass through for the Internet. Unhappyly, easiness and the low cost of the use of the nets based on IP for the voice...
tracking img