Criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:

Empregabilidade: Competência Pessoais e Profissionais
Ana Lúcia Jankovic Barduchi


Capítulo 1 - Visão de Mundo
O mundo em que vivemos
Visão de Mundo
Para o filósofo alemão Immanuel Kant, visão de mundo significa a percepção do mundo e das artes por meio dos sentidos.
Cada indivíduo cria sua própria concepção de mundo baeado em sua percepção do cotiadiano e daquilo que mais oafeta. Por essa particulatidade não há como julgá-la como certa ou errada . O que é certo hoje pode ser em errado amanhã e o bom pode tranformá-se em ruim, embora seja bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua percepção.

A preocupação com a mudança
A preocupação com os eventos que fazem parte da rotina do ser humano , bem como suaconstante evolução , vem sendo o foco de atenção desde os primeiros filósofos da Grécia, como por exemplo Heráclito de Éfeso(c.540-480 a.C) que expressou a seguinte frase: " Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio , porque novas águas correm sempre sobre ti". A cada instante o mundo muda, assim como a realidade ao redor.
Uma força que impulsiona as tranformações é o conflito entre os opostos.Tranformações do homem a partir da revolução tecnológica
Para De Masi(1999) a era industrial é caracterizada , dentre outras coisas , pela especialização das tarefas para a produção em massa e foi ultrapassada pela era pós-industrial , cujas necessidades estão mais focadas na convivência , na estética , na competição , e na autorealização. Uma vez que as máquinas podem fazer o trabalho"braçal" , foram atribuidos aos homens novos papéis : o da criação , e não de repetição de tarefas , o de iniciativa , e não de passividade , o de flexibilidade , e não de rigidez , e o de ética na convivência.
Um novo tipo de ser humano emerge: um ser precisa ser versátil e rápido o suficiente para gerenciar o volume de transformações a que está exposto para gerenciar e buscar soluções para osdesafios que lhe são colocados diariamente .
No atual contexto histórico , em que mudar e se adptar são fatores constantes , cria-se uma necessidade grande de flexibilidade e resiliência m ao mesmo tempo que se exigem soluçoes inivadoras para problemas novos e antigos.
A revolução tecnológica coloca-nos em um mundo novo , que ainda tentamos compreender , buscando explicações , conceituações oureconceituações para ele .
A era da informação e do conhecimento , que tournou acessível a todos , transofrma-se e permite que o ser humano suba mais um degrau na sua evolução e entre na era da consciência, levantando questões como : o que fazer com tanto conhecimento ? Em prol de quem serão utilizados esses conhecimentos ?

A era da consciência

O homem precisa encontrar explicações , conceituaçõesou reconceituações para um novo mundo que se apresenta. Há um posicionamento que resgata a discussão da dimensão mais profunda de nós, que busca elementos que fortalecem o ser humano.
Representante dos ideais contemporâneos da humanidade , a ciência e a tecnologia são responsabilidades de caminhos para a igualdade e a solução de problemas.
Questôes fundamentais do mundo contemporâneo
EducaçãoOs pilares da educação propostos pela Unesco, conclui que para o desenvolvimento e a mudança significativos em uma sociedade , é necessário que a educação esteja fundamentada em quatro pilares:
1-aprender a conhecer; 2-aprender a fazer;
3-aprender a conviver; 4-aprender a ser.


Diversidade Cultural

Discutir a diversidade cultiral nos dias atuais é um desafio no mpinimo interessadopor alguns motivos:
+) o tema por si só é abrangente, têm várias nuiances e formas de abordagem. Por exemplo: podemos partir da análise histórica ou da sociologia, ou ainda da geografiam para entender as diferenças entre os povos.
+) se pensarmos em termos de cultura brasileira , por sua reconhecida diversificação , estaremos falando de , no mínimo , cinco regiões ou, ainda, dos 26 Estados,...
tracking img