Criança mau humurada

856 palavras 4 páginas
Este trabalho vem com o objetivo de analisar parcialmente e discutir alguns diferentes temas de interesse da área de atuação profissional do licenciando e pedagogo em formação. Intenciona-se com isto, despertar no futuro educador uma nova postura frente às questões de grande relevância para a educação.

Utilizaremos fragmentos de textos retirados da internet com o tema a ser abordado: “Crianças Malhumoradas”.
A infância é uma fase muito boa em nossas vidas. Não temos preocupação com nada, geralmente, passamos o dia todo brincando. É, talvez, a fase onde somos mais felizes. Existe, no entanto, uma parcela que se diferencia por estar constantemente de mal humor. Felizmente, é um pouco incomum achar uma criança mal humorada mas é possível. Isto ocorre por “n” fatores.
Criança em idade escolar experimentam rejeição constante de colegas o que pode levá-las a carregar uma péssima experiência para diversas situações durante a vida.
Devemos, como profissionais da educação, primeiramente, identificar de onde surge o mal humor. Ele tanto pode vir de doenças crônicas, flutuações de humor, estresse, traumas, nascimento de um novo membro na família ou até mesmo de causas desconhecidas. As causas são inúmeras. Após a tentativa de identificação da origem do humor, esperamos que elas possam nos dizer o que causa a tristeza constante (que pode ser transformada em mal humor).
Retiramos uma reportagem na íntegra do site: http://guiadobebe.uol.com.br/meu-filho-e-mau-humorado-como-mudar-isso:
As várias mudanças impostas pelo crescimento, pelo desenvolvimento da personalidade e pela conquista da independência são fatores para as crianças ficarem emburradas, entediadas, birrentas e negativas. “Toda mudança de fase desestabiliza a criança, seja aos 8 meses, aos 3 anos, aos 6 ou aos 12, porque ela entra em novo momento de conquistas”, relata a pedagoga Patrícia Victo.
Nos primeiros 3 anos de vida, a rebeldia é mais evidente, já que nesta fase a personalidade começa a ser definida

Relacionados