Criando tirinhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Criando tirinhas

Introdução
As histórias em quadrinhos no Brasil foram publicadas inicialmente no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século XX. Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante ahistória, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.

Dificilmente atravessamos a vida sem ter contato com histórias em quadrinhos (HQ). Na infância muitos folhearam as páginas da Turma da Mônica, dos personagens da Disney, da Luluzinha e outros gibis na escola, em sua casa ou nade um amigo. Algumas vezes, como foi o meu caso, tivemos acesso a uma gama mais variada de HQ quando criança (me lembro de Tio Patinhas, Batman, Mad, Heavy Metal,... tudo à mão para ver e ler a qualquer momento).
Os pais geralmente são impulsionados a oferecer essas publicações a seus filhos como um estímulo ao gosto pela leitura, de tal sorte, que são entendidos como histórias ilustradas.Contudo, se observamos com mais cuidado, veremos que as HQ não são histórias ilustradas, como seria o caso de uma publicação infantil de João e o Pé de Feijão. As HQ têm uma linguagem própria, com formas específicas de articulação entre textos e imagens (ainda que o texto se dilua nas páginas deixando apenas os desenhos aos leitores).
Objetivos
Apresentar a linguagem das (HQs) historias em quadrinhos, os principais aspectos estilísticos das histórias em quadrinhos e analisar algumas delas

Atividades
1ª aula — Após a leitura da revista, pergunte se os alunos conhecem as séries Mulheres Alteradas e Curvas Perigosas, de Maitena, ambas disponíveis nas livrarias brasileiras. Caso alguém se manifeste, peça comentários sobre as obras. São engraçadas ou não? Por quê? O que mais chama a atenção:a originalidade do traço, o inusitado da temática ou a eloqüência do texto? Conte que, nessas coletâneas de piadas curtas, as representantes do universo feminino geralmente são retratadas como criaturas carentes, neuróticas, inseguras, irritantes e sexualmente insatisfeitas — além de sedutoras, inteligentes, irônicas e românticas.

Reproduza o quadro "Mulheres Neuróticas (abaixo) e entregue ascópias aos jovens, organizados em grupos. Encomende uma análise por escrito dos quadrinhos. Eles formam uma narrativa ou apenas contêm quadros autônomos, independentes? Qual é o elemento de ligação entre essas cenas? É possível classificar o conjunto do material como uma história? Por quê?

Concluída a tarefa, convide a garotada a conhecer a linguagem dos gibis, seus elementos básicos e oprocesso de criação de uma HQ. Depois, todos vão produzir aventuras humorísticas estreladas por... eles mesmos!

Para seus alunos

2ª aula— Explique que as histórias em quadrinhos se valem de uma linguagem própria, desenvolvida ao longo de mais de um século. Elas podem ser definidas como narrativas ilustradas cuja ação se desenrola numa sequencia de painéis. Os personagens das HQs dialogam pormeio de balões de texto e os autores têm à disposição uma gama enorme de recursos gráficos para simular movimentos (sinais cinéticos) e sons (onomatopeias). Instrua os estudantes a obedecer ao passo-a-passo a seguir. Deixe que eles dividam as tarefas entre si, de acordo com suas habilidades e vontades.

1. Personagens — A exemplo do que ocorre na literatura, a criação dos heróis e vilões dosgibis passa por traços físicos e psicológicos, manias, preferências, bordões, vícios de linguagem, sotaques etc. Como a ideia aqui é transformar os alunos em seres de ficção satírica, sugira que sejam moldadas caricaturas de cada um, com o exagero de suas marcas pessoais. Também faz parte do planejamento a concepção visual dos personagens. Cada um pode desenhar-se em várias situações e posições,...
tracking img