Criando menus com vb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criando Menus com o Visual Basic
________________________________________
O Visual Basic disponibiliza uma excelente ferramenta para projeto de menus: o "Menu Design Window", ou Janela de Projetode Menus ( Menu Editor) , que pode ser acessada com Ctrl-E ou por meio do botão direito do mouse.
Projetar um menu em VB não é mais difícil do que trabalhar com outros controles. Entretanto, algunscuidados são necessários para evitar conflitos entre itens de menu. A Janela de Projeto de Menus é mostrada na Figura 10 a seguir.

Figura 10 - A Janela de Projeto de Menus
As propriedades deitens de menus são as seguintes:
• Checked:se for true, uma marca de verificação aparecerá ao lado do item de menu;
• Enabled: se for true, o item de menu estará disponível;
• Visible: se fortrue, o item estará visível.
Estas propriedades podem ser alteradas em tempo de execução ou de projeto. É, ainda, possível anexar teclas de atalho a cada item de menu.
A maneira mais fácil de trabalharcom menus é construir "Arrays de Menus", ou seja, os diferentes sub-itens de um mesmo menu serão diferenciados apenas por um índice, tendo o mesmo nome.
A tabela 7 abaixo exemplifica estaconstrução para o caso de um menu chamado "Arquivo".
Tabela 7


Legenda Nome Índice
Arquivo mnuArquivo -
--- Abrir mnuArquivoItem 0
--- Salvar mnuArquivoItem 1
--- - mnuArquivoItem 2
--- SairmnuArquivoItem 3

O item principal do menu não tem índice. Os sub-itens são diferenciados por índices, tendo o mesmo nome e sendo "indentados" em relação ao item principal. O Visual Basic admite atécinco sub-itens, mas este limite raramente é usado.
A indentação dois itens é feita por meio das setas da Janela de Projeto de Menus. A barra de separação é criada com um hífen ( - ) e não admite códigoassociado. O índice, entretanto, é obrigatório.
Podemos usar menus para implementar uma versão aperfeiçoada do nosso bloco de notas. Em vez de usarmos botões de comando, usaremos itens de menus...
tracking img