Criando meninos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Estamos em um momento onde há diversas transformações acerca da educação de nossas crianças, inclusive sobre nossos meninos. Nesse trabalho, serão abordados alguns trechos da obra “Criando Meninos” de Steve Biddulph e serão feitas algumas análises e discussões com base em pesquisas bibliográficas de outros autores, para que assim se possa chegar a um concenso sobre o trachoespecificado.
A obra, tal como seus trechos, nos farã observar muitos aspectos inteiramentos novos do entendimento do que é ser menino. Está no contexto da mesma a explicação dos três primeiros estágios distintos do desenvolvimento. Em seguida, ela examina os poderosos efeitos dos hormônios masculinos sobre a psicologia dos meninos e vê como podemos ajudá-los a lidar com as ondas do desenvolvimento.Também fala das importantes descobertas acerca de como o cérebro dos meninos é vulnerável e discute meios de desenvolver melhor suas habilidades de comunicação. Há ainda algumas histórias e idéias sobre o importante relacionamento entre mãe e filho, a posição vital do pai e mostra como as escolas podem melhorar sensivelmente. Examina o esporte, que se tornou um verdadeiro risco, apesar de tão bompara os garotos. Também fala dos meninos e sexo. E em última instancia, vê algumas maneiras pelas quais toda comunidade pode dar apoio aos meninos para que se tornem homens capazes de se autoconhecerem e que respeitam a sociedade em geral.

DISCUSSÃO

O autor cita:
“Os filhos aprendem sobre sentimentos observando o pai e outros homens. Eles precisam ver você demonstrar todos os quatrosentimentos básicos:
Tristeza – pela morte de alguém ou por um desapontamento.
Raiva – pela injustiça ou por alguma coisa errada.
Alegria – quando tudo vai bem.
Medo – quando há perigo à vista.”

Este parágrafo nos mostra claramente como nossos meninos aprendem os sentimentos todos a partir da observação do seu mentor paterno e/ou qualquer outra figura do qual ele possa expressar e copiar suasatitudes e anseios.
A escritora Dorothy Law Nolte nos dá um panorama acerca do amor, sentimento primordial para a construção de uma personalidade e nos mostra que o amor verdadeiro vem de dentro e que somente a partir das relações afetuosas que nossos meninos aprenderão a expressar de formar natural e real aquilo que realmente sentem.
“O amor vem de dentro. A pessoa amorosa gera amor, e o sentimentoflui de uma pessoa para outra. O amor não é um tesouro nem um bem consumível a ser encontrado.” (Dorothy)

Esse pequeno trecho nos faz um panorama que nos aproxima a uma reflexão sobre a importância de que os pais têm que ter um total conhecimento e desprendimento para que o amor possa fluir entre ele e seu menino (filho).

Dorothy continua seu livro fazendo um alerta para os pais na tangenteque rege a educação e construção da personalidade de seus filhos,

“Seus filhos estão prestando atenção em vocês. Talvez não ao que vocês lhes dizem para fazer, mas certamente ao que de fato veem vocês fazerem. Vocês são o primeiro e mais importante exemplo a seguir. Os pais podem tentar ensinar certos valores, mas as crianças inevitavelmente absorverão aquilo que é transmitido através docomportamento, dos sentimentos e ati tudes dos pais na vida diária. A maneira como vocês expressam e administram os próprios sentimentos
torna-se um modelo que será lembrado por seus filhos durante toda a vida deles.” (Dorothy)

Isso é um aprendizado a todos os pais e a todas as pessoas que querem saber como educar e ensinar nossos meninos a serem mais humanos ou a expressar os seus sentimentossempre de forma mais autêntica e verdadeira. Na verdade não há segredos, o grande segredo é que os nossos meninos aprendem o que vivenciam, desse modo, eles são o que são porque copiam as atitudes dos que estão mais próximos, sobretudo os pais.

Findaremos a reflexão desse parágrado de “Criando Meninos” com um poema de Dorothy Law Nolte tirado do seu livro “As crianças aprendem o que vivenciam”....
tracking img