CRIANCAS E ADOLESCENTES INFRATORES

2034 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Durante o trabalho, serão abordados temas sobre o ato infracional, o que leva os adolescentes a praticarem estes atos, quais as medidas da lei para com os adolescentes que cometem esses atos e se há uma solução para esta situação.

2 DESENVOLVIMENTO
Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal. (ECA)
O ato infracional corresponde, para o adolescente, o mesmo ato que os adultos cometem “o crime". O adolescente que cometer um ato infracional será julgado e pode ter que cumprir uma medida sócio-educativa, (COLPANI, 2003, p. 01).
Jovens e adolescentes com trajetória de vida sem alicerces de valores éticos e morais, possuem dificuldades para separar o que é certo ou errado. Isso faz com que eles se tornem mais vulneráveis à prática de atos infracionais. (KOBAYASHI e ZANE, 2010, p.195)
Um fato que podemos relatar é a violência no lar, seja essa psicológica ou física, no qual não podemos julgar riqueza ou pobreza, pois quando não se tem afeto em casa, esses adolescentes acabam buscando consolo nas drogas, e para manter o vício, começam a praticar furtos, roubar; as vezes até matar, para conseguir algo que desejam. Dentro do contexto de violência familiar podemos destacar tópicos como: maus tratos físicos/psicológicos, abuso sexual, negligência, (omissão de cuidados e proteção contra situações graves que podem ser evitadas), abandono intelectual. (www.site.com.br)
Quando as crianças chegam nesta fase da adolescência, as dificuldades são muitas, pois eles entram em conflito com eles mesmos e com quem os rodeia. Podemos ressaltar ainda, o convívio com a família, que por muitas vezes é violento e sem amparo e por muitas vezes o adolescente passam a não aceitar a opinião dos pais e

Relacionados