Crianças selvagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]

Crianças Selvagens

Psicologia B

Índice

Introdução 4
O que são crianças Selvagens? 5
O que nos diferencia dos animais? 6
Menino gazela da Síria 7
Menino gazela do Saara 7
Consequências 8
Menina Lobo do Texas 9
Captura da menina lobo 10
Último contacto humano 11
Consequências 12
Conclusão 13

Introdução

Ao longo deste trabalho iremos abordar o temadas crianças selvagens, crianças que cresceram sem o contacto com humanos, ou seja, privadas de interacções com o ser humano e de todo um processo sociocultural que as levou à decadência do seu desenvolvimento. Tendo sobrevivido em pleno isolamento ou em mero contacto com animais até serem encontradas por seres humanos, são crianças que demonstram grande inaptidão e isolamento, inconscientementeincapazes de tomar qualquer atitude perante todo um conjunto de valores sociais que obteriam no processo de formação e desenvolvimento de uma criança normal. Consistem então num objecto de estudo extremamente interessante e surpreendente, acerca do qual iremos inferir e tirar conclusões.
Para isso, achámos essencial desenvolver a definição desse conceito, e diferenciar os animais da espéciehumana, sabendo à priori que os primeiros possuem um sistema nervoso rudimentar, não precisando por isso de interacção com os indivíduos da sua espécie para agir segundo as características desta (são seres que já nascem acabados). O Homem, pelo contrário, sendo um ser inacabado, precisa do contacto com outros indivíduos da sua espécie para poder agir como ser humano que é (criatura bípede, capaz detransmitir o seu raciocínio através de sequências de palavras lógicas) - o que só adquire pela aprendizagem e interiorização de padrões, comportamentos, normas e valores da sociedade em que está inserido, que lhe possibilita um processo correcto de socialização e um desenvolvimento benéfico.
Para exemplificar os conceitos de crianças selvagens, e provar que o ser humano é um ser inacabado,iremos apresentar e trabalhar três casos de crianças selvagens - que, como veremos, demonstram claramente a importância do contexto social na formação do ser humano -, bem como as consequências acerca das quais inferiremos, provocadas pela falta do mesmo na sua vida. Os primeiros casos são referentes a dois casos de crianças selvagens que, quando descobertas ou resgatadas, teriam vivido um períododa sua vida na guarda e sobre a protecção e sustentabilidade que grupos de Gazelas lhes proporcionavam: o menino gazela da Síria, um rapaz de 10 anos que era capaz de correr a 50km/h e o menino gazela do Saara Espanhol (agora Saara Ocidental). O último caso falará acerca da menina-lobo do Texas, que perdeu os pais logo após o parto, ficando sozinha no lago Espontosa, onde os pais estavam acampadosantes da tragédia sucedida. Esta menina foi capaz de viver durante, pelo menos, 11 anos rodeada de lobos.
Após cada história, reflectimos e indicamos as consequências do isolamento destas crianças.
Estes exemplos de crianças selvagens foram escolhidos pelo facto de serem menos falados e de os querermos aprofundar mais. Apesar da escolha não nos ter sido favorável uma vez que osrestantes colegas de turma já teriam seleccionado os casos que queriam aprofundar, seleccionámos estes dois casos que, embora vagos e superficiais por serem menos conhecidos e trabalhados por outrem, não são nem menos interessantes nem menos susceptíveis ao estudo.

Crianças Selvagens?

São crianças que cresceram sem contacto humano e que podem ter sido criadas por animais ou terem sobrevividosozinhas. Este desenvolvimento isolado da sociedade é, normalmente, resultado de perda, roubo, abandono na infância ou morte das figuras de vinculação e que depois, anos mais tarde, podem ser ou não descobertas pelos humanos. Estes Seres constituem uma espécie de grau zero no desenvolvimento humano, e podemos observar nestas crianças o que seríamos sem o contacto com outros humanos.
Em...
tracking img