Crianças, natureza e educação infantil - resumo crítico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A tese traz um estudo sobre uma possível relação entre as péssimas condições ambientais do planeta terra hoje, a falta de atenção as suas necessidades e os desejos e prazeres das crianças situadas emespaços na educação infantil. Considerando que os seres humanos são seres culturais e seres ao mesmo tempo seres da natureza; E essa ligação com o meio ambiente se perde no momento que se produz umavisão de mundo moderno, esse estudo buscou o entendimento dessas conexões com o funcionamento das instituições educacionais para área infantil.
Essas respostas foram buscadas através da pesquisa decampo realizada nos Centros de Educação Infantil de Blumenau/SC onde o objetivo era a identificação e compreensão do desequilíbrio ambiental e a forma em que essas crianças de “cativeiros” viviam emsua realidade cotidiana. Assim, esse sentimento de distanciamento das salas de aula com o mundo natural gerou o objeto de estudo.
Nesse objeto de estudo a tese trabalha nas relações entre sereshumanos e natureza nos espaços de educação infantil trazendo reflexões e contribuições sobre novas formas de viver, sentir e pensar a vida na terra, cuja espécie humana está se autodestruindo; Que o modelocapitalista vem desenvolvendo um desequilíbrio ambiental, desigualdade social e sofrimento pessoal. As creches e pré-escolas são espaços favorecidos para aprender-ensinar porque é neste local que ascrianças colhem suas primeiras impressões do viver. Faz-se refletir sobre como educar uma criança alegre e solidária num mundo individualista, competitivo e destruidor da biodiversidade, onde ascrianças são mantidas, a maior parte do tempo, em espaços fechados, não se movimentam livremente nos pátios em contato com o sol e a terra.
Não basta ensinar a criança a pensar o mundo e a compreender osprocessos naturais e culturais, mas se faz necessário que elas aprendam a preservá-lo, percebam que o homem faz parte da natureza. E para que isso ocorra é necessário, desde a creche, fazer com que...
tracking img