Crianças, filhas de pais separados: relaçoes de preconceito na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As transformações sociais do último século modificaram a dinâmica e a estrutura da família. A idéia de família como um grupo constituído por pais e filhos, a família nuclear, ou, de forma mais abrangente incorporando parentes próximos, está se transformando.
A família tradicional, do início do século XX, está marcada pelo poder patriarcal em que o pai exercia suaautoridade sobre a mãe e os filhos. O processo de emancipação da mulher, principalmente a partir das três últimas décadas do século XX, modifica a família introduzindo novos arranjos e personagens familiares. É nessa época que o divórcio é institucionalizado e legalizado no Brasil e se propagam as famílias com pais e padrastos ou com a mulher como chefe de família.
Nesse contexto, é queas transformações sociais, além de reverberar na família, reverberam, também, na escola. Por isso, este trabalho surge do interesse em aprofundar a relação entre a família e a escola. O objetivo maior é conscientizar os leitores e todos os profissionais da área da educação, de que hoje em dia o divórcio e a separação se tornaram cada vez mais freqüentes e esses casais desfeitos quase sempre têmfilhos em idade escolar.
Sendo assim, a escola tem a importante função de se adaptar às transformações da família, evitando a criação de estereótipos e a difusão de preconceitos sobre os filhos de famílias em que os pais são divorciados.
Para tanto, esse trabalho se apóia na literatura especializada sobre os temas família e escola, consultando autores como: Engels (1964), queescreveu um estudo histórico sobre a evolução da família européia; Morgan (1979), Xavier (1998), dentre outros.
De acordo com algumas pesquisas, acredita-se que essas crianças ainda são alvos de preconceito, uma situação cultural e constantemente repetida que pode trazer dificuldades no aprendizado e nas relações pessoais.
O primeiro capitulo aborda a historia da família e suastransformações, o segundo capitulo aborda as questões ideológicas, de preconceito que permeiam essa Nova Família e, o terceiro capitulo retrata especificamente o papel da escola e sua dificuldade de se adaptar as mudanças continuas relacionadas aos alunos e ao mundo.
Portanto serão feitos aprofundamentos teóricos oferecendo condições para que o leitor faça uma leitura reflexiva esignificante para sua formação.

1 ORÍGEM DA FAMÍLIA

Algumas transformações que a família vem passando historicamente, são relacionadas com as mudanças estruturais da sociedade. Tendo em vista que essas transformações afetam a dinâmica de seu funcionamento, as relações entre seus membros e o desempenho dos diversos papéis no seu interior, determinam em diferentes momentos históricos, a funçãoda família na sociedade.
A Família é o elemento ativo, nunca estacionário, passa de uma forma inferior a uma forma superior, à medida que a sociedade evolui de um grau mais baixo para outro mais elevado.
Os sistemas de parentesco, pelo contrário, são passivos; só depois de longos intervalos, registram os processos feitos pela família, e não sofrem modificação radical, senãoquando a família já se modificou radicalmente (MORGAN, 1818 apud ENGELS, 1979).
Existiu uma época primitiva em que imperava, no seio da tribo, o comércio sexual promíscuo, de modo que cada mulher pertencia igualmente a todos os homens, e que cada homem pertencia igualmente a todas as mulheres.
As bases de nossa civilização estão fundadas na estrutura da família monogâmicapatriarcal. Os primórdios dessa forma de organização foram encontrados na família romana. “Famulus quer dizer escravo doméstico, e família, o conjunto de escravos pertencentes a um mesmo homem", diz Engels (1979, p. 91). Com o tempo, o termo família passou a significar um grupo social cujo chefe mantinha sob seu poder a mulher, os filhos e certo número de escravos, com direito de vida e de morte sobre...
tracking img