Crianças desaparecidas no brasil: um problema social ou politico?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3



2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4



2.1 UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO .................................................................5



3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6



4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................7INTRODUÇÃO

Hoje no Brasil estamos enfrentando um grande problema quando se trata de menores abandonados, daí surge a pergunta: crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?. Hoje em todo mundo é visto reportagens, debates, e entre outros, mostrando casos de crianças que são abandonadas em latas de lixo, leitos de rio, esgoto, e etc., visto que este vem crescendo dia aapós dia, acaba se tornando uma causa de que se deve ser abraçada por toda a sociedade, para que este problema venha a desaparecer ou pelo menos diminuir.
Há diversos fatores que podem vim a trazer o abandono de um ser, dentre eles encontram-se: famílias desestruturada, falta de políticas publicas, educação, ausência dos pais por causa do trabalho, situação financeira, crianças que nascemportadora de algum tipo de deficiência, mães dependente de algum vício, gravidez precoce, problemas psicológicos e etc.
Pensando nisso foi lançado o desafio de estar descrevendo um pouco mais sobre o tema, retratando um pouco mais da história e sobre o fato de abandono de crianças. Este trabalho vem com o intuito de abrir as mentes da sociedade para uma visão ampla sobre o mesmo, sendo esteum problema social e político.






































DESENVOLVIMENTO

Esse fato de abandono de menores vem a ser um tema bastante polêmico, porém para muitos este já se tornou comum, onde não há mais um espanto da sociedade quando refere se a vida de um ser que foi encontrada em algum leito de lagos, esgotos, latas de lixo, em portasde prédios e até mesmo crianças que são jogadas de cima de prédios pelas próprias mães. Hoje por diversos fatores ocorrem o ato de abandono, principalmente pela falta de recursos financeiros, gravidez precoce ou envolvimento em drogas, eis ai a pergunta lançada no tema abordado: um problema social ou político?
Perante a sociedade em que vivemos hoje, o problema é mais político que social afalta de políticas publicas e falta de interesse governamental e social de estar solucionando este problema, que não esta só em capitais ou grandes cidades, o fato já se tornou comum ate mesmo em regiões menores. Reportagens de jornais mostram que o índice de crianças abandonadas ao invés de diminuir vem crescendo dia após dia, o simples fato da sociedade se juntar para cobrar do governo umamedida para este problema, já ajudaria muito. O abandono de crianças no mundo hoje é um problema social e político, social por que a sociedade não tem coragem de cobrar medidas administrativas da parte governamental, o que poderia amenizar a causa. Existem leis que vem para ajudar a criança e adolescente, conhecida como ECA, (estatuto da criança e adolescente), dentro deste estatuto destaca se algunsdireitos que são fundamentais da criança, os mesmos serão descritos a seguir:
* Direito á vida e saúde;
* Direito á liberdade, ao respeito e dignidade;
* Direito a convivência familiar e comunitária;
* Direito á educação, á cultura, ao esporte e ao lazer;
* Direito á profissionalização e á proteção no trabalho;
Estes dentre outros...
tracking img