Criança e infância

Páginas: 10 (2348 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
ENTENDER E IDENTIFICAR AS DIVERSAS FACES DO EDUCANDO NA INFÂNCIA

RESUMO

O presente artigo é parte integrante do curso de Pedagogia a Universidade Anhanguera – UNIANHANGUERA, intitulada na formação de pedagogos para “EDUCAÇÃO”. Este texto visa entender os diferentes rostos da infância no processo de formação do atendimento à criança no decorrer da história contemplando o tema: a construçãohistórico-filosófica do conceito de infância, abordando as passagens históricas atribuídas à criança durante um longo período de transição com o objetivo de aproximar-se a um conceito próximo do ideal nos dias de hoje.

Palavras-chave: Criança. Infância. Conceito.

INTRODUÇÃO

Este artigo faz parte da formação do curso de pedagogia da UNIANHANGUERA, intitulada como “entender e identificaras diversas faces do educando na infância”, tendo como objetivo entender o processo de formação da criança no decorrer da história.
Dessa forma, esse artigo contempla o tema: a construção histórico-filosófica do conceito de infância abordando as diferenças entre um longo período de transição ate chegar a um conceito próximo aos dias de hoje.
Para compreendermos o conceito de infância atual énecessário buscar configurações históricas passadas, assim poderemos entendê-la como um fato que vem sendo construído relacionados com movimentos sociais e culturais do contexto histórico vivido. Abordaremos as concepções de infância e organização da sociedade a qual era inserida ao longo da história. Num primeiro momento apresentaremos a infância em seu contexto geral, após apresentaremos a criançacomo um adulto miniatura, e em seguida iniciaremos com a nova concepção de infância resgatada com um novo sentimento o qual aborda o capitalismo na concepção da infância do século XIX, chegaremos a tratar da infância no Brasil até os dias de hoje.

ABORDAGEM CULTURAL DA INFÂNCIA

Ao voltarmos no tempo em busca do conceito e caracterização da história da infância teremos a visão nítida de que aEducação é mediadora de altíssimo valor na fase da vida da criança. A construção histórico-filosófica do conceito infância veio ganhando espaço na sociedade, pois até o século XIII não existem registros de relatos que falavam de criança e sua infância.
Há uma falta de respeito para com a infância, pois a criança não tinha o menor valor para os adultos, era tratada sem distinção alguma, o índicede mortalidade era alto, não havia sentimento algum e o valor a ela era atribuído somente ao trabalho.
Segundo Caldeira (s.d., p.3), “[...] no lugar de procurar entender e aceitar as diferenças e semelhanças das crianças, a originalidade de seu pensamento, pensava-se nelas como páginas em branco a serem preenchidas preparadas para a vida adulta.”
Com a idade moderna contempla-se uma visão de quea criança deixa de ser uma combinação biológica, e passa a participar do contexto histórico e cultural na sociedade a qual esta inserida.

A aparição da infância ocorreu em torno do século XIII e XIV, mas os sinais de sua evolução tornaram-se clara e evidentes, no continente europeu, entre os séculos XVI e XVII no momento em que a estrutura social vigente (mercantilismo) provocou uma alteraçãonos sentimentos e nas relações frente à infância (CARVALHO apud CORDEIRO; COELHO, 2007, p.884).

Aos poucos a criança foi sendo inserida na sociedade, em doses homeopáticas, devido à insignificância a qual era tratada na época, até nos dias de hoje a criança passa por certos conflitos dependendo da condição social em que vive sendo vítima de uma complexidade social.
No contexto históricocultural podemos afirmar que até então a concepção de infância não existia.

[...] a definição da palavra infância, oriunda do latim infantia, significa ‘incapacidade de falar’. Considerava-se que a criança, antes dos 7 anos de idade, não tinha condições de falar, de expressar seus pensamentos, seus sentimentos. Desde a sua gênese, a palavra infância carregava consigo o estigma da incapacidade, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança infancia
  • A criança e a infancia
  • criança infancia
  • Infância e criança
  • Criança e Infância
  • A PESQUISA COM CRIANÇAS EM INFANCIAS E A SOCIOLOGIA DA INFANCIA
  • Infância nas vozes das crianças.
  • estudo da criança e da infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!