Criança especial educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Criança com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil

Penso que a infância é o período da vida em que a criança deve brincar, aprender coisas novas, experimentar situações quefavoreçam sua aprendizagem. Já o termo “criança” me remete a uma fase do desenvolvimento humano.

O significado dos conceitos de “criança” e “infância” não são iguais, pois a noção de infância foi seimpondo ao longo da história numa concepção hegemônica, de forma que a sociedade passou a conceber todas as crianças como iguais: um adulto em formação. Assim, a idéia de infância foi sendo disseminadae cada nação tentou entendê-la e integrá-la à sua cultura de forma singular, conforme o cenário econômico, religioso, intelectual em que apareceu, de foram a configurar a criança na modernidade. Porexemplo, Locke com a concepção de criança como tábua rasa, Rosseau trazendo a idéia de infância como período inocente da vida da pessoa, e Piaget com a noção de criança dividida por estágiosbiológicos.

A infância não é uma criação da nossa cultura, ela existe e tem diferentes significados. Da mesma forma, cada criança vive sua infância de uma forma diferenciada, dependendo do ambienteexterno, da motivação, da condição social e intelectual dos pais, do contexto familiar. Ser criança é ter o direito de brincar e aprender de forma prazerosa, com alimentação adequada, afeto e respeito.Sentimento de infância significa consciência da particularidade infantil que distingue essencialmente a criança do adulto.

Não acredito que as crianças são iguais, passando no mesmo período davida, pelas mesmas fases de desenvolvimento. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento, considerando seus estímulos externos como a estimulação do ambiente, o meio social em que vive, suashabilidades cognitvas e psicomotoras.

1) As primeiras demonstrações de sentimento de infância brotaram na família e podem ser caracterizadas pela “paparicação” à criança nos primeiros anos de vida. No...
tracking img