Criança abandonadas no brasil: um problema social ou politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

MARCOS AURÉLIO MOUTA CESÁRIO

EVASÃO ESCOLAR: REALIDADES E EXPERIÊNCIAS

FORTALEZA
2012
MARCOS AURÉLIO MOUTA CESÁRIO

EVASÃO ESCOLAR: REALIDADES E EXPERIÊNCIAS

Trabalho de Conclusão de Curso submetido à coordenação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar daUniversidade Federal do Ceará como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.
Orientadora: Prof.ª Ms. Viviani Maria Barbosa Sales

Aprovada em ______/______/________

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________
Prof.ª Ms. Viviani Maria Barbosa Sales (Orientadora)
Universidade Estadual do Ceará – UECE________________________________________________
Profª. MS. Dóris da Silva Leão
Universidade Estadual do Ceará – UECE

A Deus pelo dom da vida e a inteligência que me cedeu.
A minha esposa por estar ao meu lado em todos os momentos, meu tudo.
A meu filho Armando Lucas Cezário Neto que foi meu maior presente de Deus, estou realizado por ser pai, obrigado Senhor!
A minha mãe, exemplo de fé, bondade e retidão, que muito meorientou no cotidiano da vida.
AGRADECIMENTOS

A Deus, pelo dom da vida e a capacidade de constante aprendizagem, mesmo com os erros.
A Universidade Federal do Ceará, pela oportunidade de Especialização.
Aos Mestres e Colegas do Curso de Pós Graduação, que tanto me apoiaram durante todas as etapas do curso.
As minhas orientadoras Viviani e pela dedicação e compromisso com todos.RESUMO

Este trabalho aborda as causas e conseqüências da evasão escolar, especialmente no município de Santana do Acaraú, a partir de pesquisa qualitativa com dados etnográficos realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio Nazaré Severiano na Rede Pública de Ensino. Tendo como o objetivo principal analisar os diversos elementos que contribuem para a evasão escolar observada sobre aprática educacional, ressaltando também sobre a contribuição e didática dos professores acerca dos conceitos envolvendo: meio social e transmissão do conhecimento socialmente construído. As metodologias centraram nas observações diretas na escola, além de uma pesquisa bibliográfica em autores como: Arroyo (1991); Brasil (1996); Charlot (2000); Ferreira (2001). Quando a educação passa a seranalisada com base no ideário da lei, constata-se que há uma grande distância em relação à realidade. “De um lado a lei, estabelecendo: toda criança na escola; educação direito de todos e dever do Estado e da Família; direito fundamental a ser assegurado com prioridade absoluta à criança e ao adolescente; direito público subjetivo. De outro lado, a realidade que conduz à lógica da exclusão.Desigualdades dramáticas; políticas públicas direcionadas a conveniências e oportunidades; famílias desestruturadas; escolas inertes frente aos fracassos repetidos quase que de forma programada”
Diante deste quadro, fica patente a necessidade do comprometimento de todos aqueles que estão ligados à educação, para encurtar a distância entre o que diz a lei e a realidade, sendo uma das frentes deação, o combate à evasão escolar, a fim de garantir a formação do cidadão e sua inserção na sociedade, de modo a contribuir para a sua transformação. Escola, família, comunidade, sociedade em geral e Poder Público são co-responsáveis pela formação educacional da criança e do adolescente, sendo certo que a evasão escolar constitui uma negação desta formação. O princípio da prioridade absoluta,constitucionalmente garantido quanto à educação, somente será cumprido, quando o problema da evasão escolar for enfrentado de forma articulada, com vista a sua gradual redução.

Palavras-chave: Evasão Escolar. Família. Escola.

ABSTRACT

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................08
2. EVASÃO...
tracking img