Criacionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEM E SOCIEDADE

TRABALHO COMPLEMENTAR

CRIACIONISMO NA VISÃO DA IGREJAS E SEITA

Disciplina: Homem e sociedade
CURSO: Biomedicina 1º Semestre/Unip
NOME: Sergio Luis Mendes oliveira
RA: A79242-2

A teoria da criação e as religiões

INDICE:

01-Introdução;
02-Os criacionistas e suas divisões;
-Os que acreditam que a entidade inteligente é Deus ou Deuses;
-Os queacreditam que a entidade seja alienígenas;
-Os que acreditam na entidade inteligente, mas deixam a identidade em aberto;
03- Criacionismo de lacuna;
04- Criacionismo moderno;
05- Evolucionismo Teísta;
06- Exocriacionismo;
06a- principais grupos exocriacionismo;
- Movimento Raeliano
07- A criação segundo o Vedas;
08- A criação segundo os Mórmons;
09- A criação na visão dasTestemunhas de Jeová;
10- A visão da igreja Ortodoxa;
11- A explicação bíblica;
12- Teoria nipônica;
13- Os brâmanes;
15- No budismo;
16- Mito inuit;
17- Teoria espírita;
18- Teoria Azteca;
19 – Conclusão;

1 - Introdução:

Existem alguns pontos de vista diferenciados quanto a criação do homem na visão de algumas igrejas dos dias atuais. Todas elas acreditam na criação, porém,fazem uma distinção de conceitos fazendo com que ocorram divisões entre os que acreditam no criacionismo.
2- Os criacionistas podem ser divididos em três grandes categorias:
* Os que acreditam que a entidade inteligente é Deus ou Deuses: Os representantes desse grupo são normalmente relacionados a religiões. Teoricamente todas as religiões que englobam a criação do Universo por Deuses podemter adeptos que se denominam criacionistas. Embora isso não ocorra na pratica, já que nem todas as religiões se preocupam em legitimar suas crenças cientificamente ou tem interpretações literalistas do ato da Criação; fazendo com que nem todas as religiões se apresentem "Criacionistas", muito menos seus adeptos. Nessa categoria, o cristianismo é a religião mais participativa, tendo como principaisgrupos: O Young-Earth Creationism (Criacionismo da Terra Jovem, conhecidos como YEC´s na sigla em inglês) e o Old-Earth Crationism (Criacionismo da Terra Antiga, conhecidos como OEC, na sigla em Inglês). Mas isso não quer dizer que não existam grupos de outras religiões, como no judaísmo e no islâmismo, embora sua participação na mídia seja pouca ou nenhuma. Vale fazer uma pequena observaçãoaqui. Embora YEC´s e OEC´s seresm grupos cristãos, nada impede de grupos de outras religiões estimarem a idade da Terra ou do Universo, é também serem classificados pelo mesmo termo.
* Os que acreditam que a entidade inteligente seja uma forma de vida inteligente (alienígenas): Esse ramo do criacionismo afirma que o ser humano foi criado a partir de manipulações genéticas de espécies ancestrais,realizados por alienígenas. Esses alienígenas foram considerados Deuses pelas primeiras civilizações da antiguidade, devido a sua superioridade tecnológica, os colocando como seres "sobrenaturais" e inexplicáveis. Portanto dentro dessa visão de criacionismo, todos os livros sagrados relatando a relação sobre os homens e os Deuses são na verdade os relatos históricos mistificados desses povos comas civilizações alienígenas. Esse grupo é basicamente alimentado pelas ideias de autores que ficaram famosos pela criação da Hipotese dos Antigos Astronautas por autores como Erich von Däniken e Zecharia Sitchin, embora os mesmo não se denominam como criacionistas.
* Os que acreditam na entidade inteligente, mas deixam sua identidade em aberto: Esse grupo já é um ramo um tanto separado docriacionismo em geral. Eles acreditam que o Universo a vida, ou certos sistemas que compõe a vida, são complexos de mais para terem surgido pelas simples convergência da natureza, inferindo então que uma entidade inteligente foi necessário para criá-los. O ponto interessante desses grupos é de que eles não dão uma identidade a sua entidade inteligente, fazendo com que muitas das alegações que eles...
tracking img