Criacionismo x evolucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um novo olhar sobre o comportamento social humano
Influências Criacionistas x Evolucionistas



Isaac Epstein é professor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Unicamp) e daUniversidade Metodista de São Bernardo do Campo. Seu texto inicia-se apontando contradições sobre a origem do homem. As posições da igreja (baseada em textos bíblicos) e da ciência (com dados exatos naescala de tempo-espaço, baseada em evidências geológicas, arqueológicas e antropológicas) são devidamente apresentadas, e então uma discussão é aberta acerca da Fé religiosa x História do planeta.Segundo Isaac, existe uma incompatibilidade de números entre as idades dos fósseis e seus precursores e os registros religiosos. A Teoria de Darwin sobre a seleção natural, apesar de apresentarparticularidades de difícil entendimento, é aceita pelos cientistas. Em contrapartida, o Criacionismo agrega consigo vertentes, a fim de tentar preencher a lacuna entre a imagem fornecida pela ciência e otempo da criação bíblica.
No texto, fica evidente a descrença do autor no que diz respeito à vontade divina e aos preceitos da fé cristã, já que o mesmo aborda um ponto de vista puramente científico,opondo-se assim à teoria Criacionista.
Em determinado ponto, Isaac julga necessário transportar a polêmica sobre a origem do homem para a vida atual nas sociedades humanas, estreitando a relaçãoentre valores éticos e morais e a conduta religiosa.
Nietzsche e Freud são citados por postularem sobre a própria origem baseados na ética evolucionista, porém, acredita-se que os filósofos em questãonão podem sequer ser um exemplo de difusores de idéias. Sabe-se que Freud não conseguiu fundamentar sua teoria psicanalista, pois parte dela era baseada em sua experiência subjetiva (auto-conhecimentoe análise de sonhos), enquanto Nietzsche era um filósofo altamente individualista que acreditava que “o mundo é desordem e irracionalidade”.
O autor muda completamente sua linha de raciocínio,...
tracking img