CRIA RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS DE CORTE

582 palavras 3 páginas
CRIA RECRIA E ENGORDA DE BOVINOS DE CORTE

INTRODUÇAO
A bovinocultura de corte brasileira tem passado por extensas transformações nas últimas décadas devidas à competição com outras fontes de proteína animal, tais como as aves e os suínos, bem como à adequação da cadeia produtiva às exigências do mercado interno e externo e também em função de problemas de ordem sanitária que envolvem nosso rebanho. O segmento de cria recria e engorda, constituem-se nas etapas de produção de bovinos de corte. Estes podem estar presentes em uma mesma propriedade ou separados.

DESENVOLVIMENTO
1-Cria e Recria
1.1-Objetivo e introdução:
A fase de cria na bovinocultura de corte corresponde não só aos bezerros e bezerras criados na propriedade, mas também às matrizes e os reprodutores.
O objetivo maior de quem se dedica à cria de bovinos deve ser o de investir recursos financeiros suficientes para aplicar tecnologias que garantam o desmame de um bezerro pesado e saudável por ano, de cada vaca do rebanho.
1.2-Alimentação e sua importância:
No que diz respeito ao crescimento do período do nascimento até a desmama, destaca que este é o segmento mais importante da vida do animal, pois o bezerro consegue em sete meses atingir cerca de 25 a 50% de seu peso final de abate.
Em termos práticos, bovinos jovens apresentam melhor conversão alimentar, o que reflete positivamente na rentabilidade das operações que envolvem cria e recria de machos e fêmeas. Sem dúvida, devemos explorar a maior eficiência biológica apresentada por animais em idades mais jovens (até a puberdade).
Esquemas de suplementação devem ser prioritariamente utilizados nos períodos pré e pós-desmama, onde machos e fêmeas apresentam grande potencial de ganho de peso e melhor conversão alimentar. Em resumo, as características do crescimento, peculiares às fases de cria e recria, sugerem que a utilização de suplementação pode ser bastante vantajosa do ponto de vista biológico e

Relacionados