Criação de valor de empresas brasileiras de capital aberto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos de Avaliação Financeira e Criação de Valor de Empresas Brasileiras de Capital Aberto

Autores Natália Carolina Duarte de Medeiros (Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Formiga) Lélis Pedro de Andrade (Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Formiga)

Resumo O presente trabalho objetiva verificar de que forma a avaliação financeira das empresas brasileiras decapital aberto, identificadas pela análise estática e dinâmica de gestão, influenciam na criação ou destruição de valor aos seus proprietários. Para tanto, foram utilizados dados de 66 empresas de capital aberto, listadas na Bovespa no ano de 2009. A esses dados foi aplicado o modelo de regressão dos mínimos quadrados ordinários, para identificar qual método de avaliação é mais adequado, se análisedinâmica ou estática. Como principal resultado, encontrou-se que a criação de valor foi melhor explicada pelo modelo de análise estática, ou pela tradicional análise de índices. Palavras chave: Valor Econômico Agregado (EVA), Avaliação Financeira Modelo Dinâmico de Fleuriet, Modelo Tradicional de Índices.

VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração –www.convibra.com.br

1. Introdução O ambiente competitivo vivenciado pelas empresas brasileiras tem aumentado cada vez mais devido às aberturas de mercado, fusões e aquisições que estão se tornando comuns na economia. Esse ambiente competitivo reflete em preocupação dos proprietários de empresas em manter o seu negócio em crescimento e atendendo expectativas de retorno sobre os seus investimentos. Uma vezmais preocupados com as decisões que estão sendo tomadas, exige que seus administradores tomem atitudes alinhadas com os seus interesses. Com o passar dos tempos e em meio a exposição a esse ambiente competitivo, cada vez mais se torna imprescindível a formulação de modelos de análise econômico-financeira como auxílio ao processo decisório, pois a preocupação com a saúde financeira das empresas temimpacto direto na sua capacidade de sobrevivência. Nesse sentido, devido a evolução do ambiente de negócios, acredita-se que técnicas de análise das demonstrações contábeis vão tornando-se insuficientes para avaliar adequadamente a saúde financeira das empresas, e por isso, há necessidade de novos modelos que viabilizem uma avaliação que esteja mais adequada aos objetivos da empresa. Por seremconsideradas estáticas, as técnicas tradicionais de análise de balanços, foi desenvolvido na década de 70 o modelo dinâmico, proposto pelo francês Michael Fleuriet. Por esse modelo, é possível interpretar a dinâmica financeira da empresa, ligada diretamente aos ciclos operacional e financeiro, indicando o perfil financeiro da empresa. Ao contrário do enfoque estático do modelo tradicional, que éfundamentado em apuração de índices financeiros a partir da demonstração de resultados e do balanço patrimonial. A partir da década de 80, sob outro enfoque, surge um novo padrão de análise do desempenho empresarial, o valor econômico agregado (EVA), baseado na criação de valor para o acionista. Bastante discutido na teoria de finanças, o EVA apesar de sua base conceitual já seja bastante antiga,começou a ser enfatizado nos Estados Unidos e hoje se expandiu para outras partes do mundo. Basicamente, o EVA está relacionado ao conceito de lucro residual, o que indica o quanto a empresa criou valor, que será positivo sempre quando o retorno dos investimentos superem o custo total do capital. Assim, de acordo com a definição de Assaf Neto (2008), criar valor para uma empresa ultrapassa o objetivode cobrir os custos explícitos identificados nas vendas. Incorpora o entendimento e o cálculo da remuneração dos custos implícitos, definidos como custos de oportunidade do capital investido, não considerado pela contabilidade tradicional na apuração dos resultados, e conseqüentemente na quantificação de riqueza dos proprietários. Diversas pesquisas já foram realizadas no Brasil, relacionando os...
tracking img